Miosite viral em crianças: conheça a abordagem no Whitebook!

No que concerne à clínica, além da dor em membros inferiores, na miosite viral, é comum a dificuldade súbita de deambular.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

De caráter autolimitado e benigno, a miosite viral é uma causa comum de dor nas pernas em crianças, principalmente em escolares do sexo masculino entre 7-10 anos.

Caracteriza-se por acometimento musculoesquelético agudo durante ou após um quadro viral geralmente infecção de vias aéreas superiores. Dentre as causas, destaca-se o vírus influenza tipo B e, em áreas endêmicas, arboviroses, como a dengue, devem ser consideradas.

No que concerne à clínica, além da dor em membros inferiores, é comum a dificuldade súbita de deambular. A algia tende a piorar após o repouso, é mais comum em panturrilhas, de modo simétrico e ao exame físico, observa-se leve edema e dor à palpação. Ademais, a criança pode apresentar marcha atípica (andar
com pernas rígidas ou na ponta dos pés) e, mais raramente, apresentar dor nas coxas. Cabe destacar que, na miosite viral, não deve haver déficits sensoriais ou motores.

Veja também: Infecções respiratórias em crianças e o vírus sincicial respiratório

Laboratorialmente, verifica-se o aumento da dosagem de CPK em dois terços dos casos e pode haver aumento de transaminases. O tratamento consiste no controle dos sintomas, repouso e hidratação e a resolução costuma ocorrer até três dias, sendo incomum a recorrência e a necessidade de internamento hospitalar.

Saiba mais sobre como o Whitebook Clinical Decision define essa patologia.

Anamnese

Confira um trecho, do Whitebook, sobre a apresentação clínica da miosite viral em crianças.

Quadro clínico

  • Em geral, a história é composta por pródromos virais, principalmente: febre, tosse, coriza e amigdalite, seguidos de início agudo de dor muscular em membros inferiores, principalmente em panturrilhas, bilateralmente.
  • Apenas em 20% dos casos há acometimento de membros superiores.
  • A dor costuma manifestar-se, principalmente, após períodos de repouso, como ao acordar.
  • Pode haver fraqueza e dificuldade ou recusa de deambulação.
  • A resolução costuma ser espontânea em 48 a 72 horas, podendo se arrastar por até 7 dias. Quando esse período é ultrapassado, deve-se pesquisar outras causas.

Complicações

  • Rabdomiólise;
  • Dano renal secundário à mioglobinúria.

Fatores de risco

  • Inverno;
  • Meninos;
  • Idade pré-escolar e escolar;
  • Vacinação incompleta.

Exame Físico

Deve-se realizar exames musculoesquelético e neurológico detalhados. É comum dor à palpação e mobilização do local acometido.

Quer saber mais sobre a miosite viral em crianças? Acesse agora mesmo no Whitebook!

Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app:  Condutas Pediátricas DoençasIcone de proximo Doenças Infecciosas Icone de proximo Miosite Viral Aguda

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Magee H, Goldman RD. Viral myositis in children. Can Fam Physician. 2017 May;63(5):365-368. PMID: 28500193; PMCID: PMC5429052.
  • SOCIEDADADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Tratado de pediatria. 5. ed. Barueri [SP] : Manole, 2022.
  • Fonseca EMGO et al. Pediatria ambulatorial. 2. ed. Barueri [SP] : Manole, 2021.