Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

Modificar o padrão da dieta pode reduzir a mortalidade por câncer de mama?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um estudo recente procurou responder essa pergunta, e o resultado é que pode ser que sim, dieta pode ter influência na mortalidade por câncer de mama (CM)!

legumes, frutas e outras hortaliças importantes para dieta de paciente com câncer de mama

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Dieta e câncer de mama

O estudo envolveu quase 49 mil mulheres, idades entre 50-79 anos, sem diagnóstico de câncer de mama em 40 centros americanos pós-menopáusicas. Os pesquisadores avaliaram se a redução de gordura na dieta para 20-24% do total de calorias diárias e o aumento da ingestão de fibras, frutas e vegetais poderia impactar a mortalidade comparado com um grupo controle com a dieta americana habitual (33% das calorias – gordura).

Após quase 20 anos de seguimento houve uma significativa redução (15%) de mortes após o diagnóstico de câncer, 359 no grupo low-fat versus 652 mortes no grupo controle [HR], 0.85; 95% CI, 0.74 to 0.96; P = .01); e 21% de risco de morte decorrente do câncer (132 versus 251 mortes, respectivamente) HR, 0.79; 95% CI, 0.64 to 0.97; P = .02).

Conclusão

A adoção de uma dieta com baixo teor de gordura, mas rica em vegetais, frutas e grãos pode reduzir o risco de mortalidade no câncer de mama após a menopausa.

É uma proposta simples, que não é difícil de implementar em larga escala nas pacientes.

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Chlebowski RT, et al. Dietary Modification and Breast Cancer Mortality: Long-Term Follow-Up of the Women’s Health Initiative Randomized Trial. Journal of Clinical Oncology. Doi: 10.1200/JCO.19.00435
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar