Municípios começam a vacinar crianças até 3 anos com comorbidades contra covid-19

Secretarias municipais de saúde de todo o país já começaram a vacinar contra covid-19 bebês com comorbidades nesta quinta-feira (17).

A indicação do Ministério é que crianças de seis meses a menores de três anos com comorbidades sejam imunizadas contra covid-19 com doses da Pfizer pediátrica, uma vez que falta CoronaVac em quase todo o Brasil.

A Prefeitura do Recife saiu na frente e iniciou a vacinação desta faixa etária no último sábado (12). Campo Grande, Manaus, Porto Alegre e Belo Horizonte começam nesta quinta-feira (17) a vacinação de crianças de seis meses a menores de três anos com comorbidades.

Algumas cidades aumentaram a faixa etária atendida por conta própria, como São Paulo e Brasília, que estão disponibilizando doses para os pequenos de seis meses a três anos. Já o Rio de Janeiro distribuiu vacinas contra a covid-19 para crianças com até quatro anos completos.

Leia também: AAP 2022: Pesquisa avalia preditores de gravidade da covid-19 em crianças e vacinação eficaz

Nesta sexta-feira, outras capitais iniciam a sua campanha de imunização para bebês de seis meses a dois anos com comorbidades, como Curitiba e Goiânia.

contra covid-19

Lista de comorbidades

A lista de comorbidades autorizada pelo Ministério da Saúde para os bebês e crianças pequenas receberem as doses da Pfizer pediátrica inclui diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, estágio 3 ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, imunocomprometidos, doença renal crônica, hemoglobinopatias graves, enfermidades neurológicas crônicas, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática e doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca e cardiopatias congênitas.

Chegada dos lotes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital fluminense informou que recebeu 9.390 doses da Pfizer infantil. Ainda não há previsão de quando será liberada a vacinação para o público geral.

A pasta recebeu o primeiro lote dessas vacinas no dia 27 de outubro, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso no Brasil em 16 de setembro. O esquema de vacinação inclui três doses do imunizante, sendo as duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo e a terceira oito semanas depois.

Saiba mais: Vacina da Pfizer contra covid-19 é aprovada pela Anvisa para crianças entre 6 meses e 4 anos

Previsão de vacinação para crianças sem comorbidades

Neste momento, como medida cautelar, a imunização contra a covid-19 é recomendada para crianças entre seis meses e menores de três anos incompletos com comorbidades. Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), a possibilidade de ampliação das doses para as crianças nessa faixa etária sem comorbidades deverá ser avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

O Ministério da Saúde recomenda a administração concomitante das vacinas contra o novo coronavírus simultaneamente às demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo