Vacina da Pfizer contra covid-19 é aprovada pela Anvisa para crianças entre 6 meses e 4 anos

Vacinação já é feita em crianças a partir de 5 anos de idade, mas para os mais novos é preciso esperar inclusão do imunizante no PNI.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (16) a aplicação da vacina contra a covid-19 da Pfizer em crianças entre 6 meses e 4 anos. Contudo, ainda não foi divulgada a data de previsão de compra e a entrega dos imunizantes para essa faixa etária da população. O governo brasileiro já sinalizou que dará o aval para a liberação da vacina, mas espera análise técnica.

FDA autoriza a administração de vacinas contra a covid-19 em crianças pequenas

Protocolo de vacinação

Conforme a Anvisa, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para essa faixa etária. As duas doses iniciais deverão ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose após, pelo menos, oito semanas. O imunizante terá dosagem e composição diferentes: o processo de imunização será realizado em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 mg).

Além disso, a tampa do frasco terá uma cor diferente – da cor vinho – para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação para essa faixa de idade. Já para o público de 5 a 11 anos a cor é laranja e, para acima de 12 anos, roxa.

Veja também: Autoteste e RT-PCR para covid-19: Qual o nível de sensibilidade dos exames?
Veja também: Efeito da interrupção do metotrexato na vacinação contra covid-19

O imunizante possui 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez retirado de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2°C e 8°C por dez semanas, não excedendo a data de validade original.

Análise para aprovação

Para a avaliação, a Anvisa contou com a análise de especialistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“A Abrasco espera que o Ministério da Saúde cumpra sua parte e seja célere nas suas ações: que inclua a nova vacina no Programa Nacional de Imunização (PNI) e desenvolva estratégias efetivas para a ampliação da cobertura vacinal entre as crianças. Além de iniciar com urgência a imunização desta que é a última faixa etária a ser coberta, deve também seguir na imunização na faixa de 5 a 11 anos, que está atrasada na dose de reforço, tendo sido vacinada com a segunda dose há mais de seis meses”, atestou a entidade médica em comunicado oficial.

Veja também: OPAS alerta sobre efeitos da Covid longa
Veja também: Covid-19 – OMS desaconselha uso de dois medicamentos no tratamento da doença

A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde o dia 23 de fevereiro de 2021. Em 16 de dezembro de 2021, a agência já havia autorizado a indicação do imunizante para a faixa etária de 5 a 11 anos. A partir dos 3 anos, os pequenos já podiam receber a vacina CoronaVac.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/09/16/anvisa-aprova-vacina-da-pfizer-para-criancas-entre-6-meses-e-4-anos.ghtmlhttps://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/liberacao-vacinas-criancas-6-meses-4-anos/68395/