Náuseas e vômitos: a acupuntura pode ajudar no tratamento?

Náuseas e vômitos podem ter as mais diversas origens, desde uma irritação gástrica até patologias complexas do sistema nervoso central.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A acupuntura pode ajudar no tratamento de náuseas e vômitos? A resposta é sim. Náuseas e vômitos podem ter as mais diversas origens, desde uma irritação gástrica até patologias complexas do sistema nervoso central. Episódios esporádicos são, em geral, autolimitados e não necessitam de tratamento por tempo prolongado, mas quando a condição se estende por um período maior ou quando os episódios são muito frequentes é necessário que se institua uma terapia medicamentosa para evitar a espoliação de líquidos e eletrólitos, além de se fazer uma investigação sobre a origem do problema.

Uma das indicações clássicas da acupuntura, citada na lista de patologias tratáveis pela acupuntura oficializada pela Organização Mundial de Saúde, é o tratamento de náuseas e vômitos relacionados à quimioterapia, ao pós-operatório e à gravidez. Muitos ensaios foram realizados a fim de comprovar os efeitos da acupuntura tomando como exemplo o alívio de náuseas e vômitos, utilizando acupuntura ou eletroacupuntura, sozinha ou associada ao uso de antieméticos.

Muitos pacientes oncológicos que estão realizando quimioterapia evoluem com náuseas e vômitos  severos, prejudicando bastante a sua qualidade de vida, resultando inclusive em piora de sintomas do câncer com caquexia, letargia e fraquezas. Apesar da disponibilidade dos novos medicamentos antieméticos, muitos pacientes ainda sofrem com esses sintomas.

A revisão sistemática da Cochrane publicada em 2006 descreve um benefício biológico quando há estimulação dos pontos de acupuntura nas náuseas e vômitos pós-quimioterapia. A eletroacupuntura demonstrou benefícios para vômitos agudos devido à quimioterapia, mas estudos combinando o uso de acupuntura com antieméticos de primeira linha e em pacientes com sintomas refratários são necessários para determinar a relevância clínica. A acupressão feita pelo próprio paciente aparenta ter um efeito protetor para náuseas agudas, e pode ser facilmente ensinado a pacientes, embora estes estudos com acupressão não tenham envolvido controle placebo.

Náuseas e vômitos pós-operatórios são queixas comuns após anestesia geral, regional ou local, podendo ocorrer em até 80% dos pacientes após o uso de anestésicos gerais. E frequentemente complicam tanto anestesia geral como bloqueios espinais e retardam a recuperação da cirurgia. Embora técnicas anestésicas melhores e uma nova geração de anestésicos e antieméticos tenham reduzido sua incidência, até 70% dos pacientes podem ser afetados.

Na revisão sistemática da Cochrane publicada em 2015 temos que as evidências apoiam o uso da acupuntura no ponto PC6 (acuponto clássico de eleição) para reduzir as náuseas e vômitos em pessoas que acabaram de ser operadas, em comparação com uma acupuntura “sham” (em um ponto falso) ou em comparação com o uso de antieméticos. Esta revisão traz os resultados de novos estudos publicados entre 2009 e dezembro de 2014.

Cerca de 50 a 80% das gestantes queixam-se de náuseas e vômitos no primeiro trimestre da gravidez. Estes sintomas geralmente têm início entre a quarta e a sexta semanas de gestação, em 60% dos casos há uma melhora a partir da 12ª semana, e em 90% dos casos esta condição melhora consideravelmente a partir da 16ª semana. Contudo, existe uma minoria de casos em que os enjoos persistem durante toda a gravidez. Uma em cada vinte mulheres que experimentam estes enjoos sofre de vômitos severos e consequente perda de peso e desidratação, podendo ter de ser internada em meio hospitalar. Para as náuseas e vômitos da gravidez, a qualidade dos estudos é menor, de acordo com as revisões sistemáticas, mas nem por isso o acompanhamento dessas pacientes deixou de ser feito, e com sucesso.

Estudos menores também avaliaram a eficácia da acupuntura, eletroacupuntura ou acupressão no tratamento de náuseas e vômitos de outras etiologias, como devido ao uso de medicamentos opioides e radioterapia.

A maioria dos estudos clínicos sobre os efeitos da acupuntura nas náuseas e nos vômitos utilizou um tratamento padrão envolvendo a estimulação do ponto PC6 (Neiguan). Em nossa experiência clínica, o ponto PC6 é um ótimo ponto a ser estimulado nestes casos, mas não é somente o único que deveria ser tratado.

Esta simplificação pode não ser sempre adequada e ser a razão da falha de vários estudos. A abordagem clássica da acupuntura é tratar a doença ou síndrome de vários modos, dependendo de características complexas dos pacientes e seus sintomas. Na realidade, mais de 30 pontos dos meridianos clássicos são descritos como efetivos para náuseas e vômitos, e o diagnóstico sindrômico do paciente e a prescrição de uma combinação de pontos para cada síndrome deve ser sempre levada em conta.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags