Leia mais:
Leia mais:
Neuropatia do olfatório cursando com anosmia associada à infecção pela Covid-19

Neuropatia corneana associada à covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Foi publicado na revista The ocular surface o primeiro estudo relacionado neuropatia de pequenas fibras da superfície ocular com o SARS-CoV-2. Os sintomas e achados morfológicos são similares aos vistos da neuropatia diabética e na síndrome do olho seco.

Leia também: Pode fazer transplante de córnea de doadores com Covid-19?

Neuropatia corneana associada à covid-19

Metodologia do estudo

O estudo retrospectivo observacional conduzido na Espanha incluiu 23 pacientes com história prévia de covid-19 e um grupo controle de 46 participantes não infectados. As imagens de microscopia confocal in vivo foram obtidas em ambos os grupos. Foi avaliada densidade dos nervos corneanos, comprimento, densidade dos ramos, área, axônios e densidade de células dendritiformes. O teste de Schirmer e o questionário OSDI (Ocular Surface Disease Index) foram usados para avaliar a síndrome do olho seco e a doença de superfície ocular.

As imagens de microscopia revelaram achados associados a neuropatia de fibras curtas, incluindo infiltração de células corneanas e alterações morfológicas nos plexos sub basais em 91% dos pacientes pós-covid-19. Oito pacientes relataram sensação aumentada de olho seco após a infecção e tinham indicadores de síndrome de olho seco. Axônios em contas foram encontrados em 82.60% dos casos, principalmente em pacientes com sintomas de irritação ocular. Neuromas foram encontrados em 65.22% dos pacientes, mais frequentemente nos com score OSDI > 13. Células dendritiformes foram encontradas em 69.56% dos pacientes e foram mais frequentes em pacientes jovens assintomáticos.

Saiba mais: Você sabe quais doenças sistêmicas estão associadas a quadros mais graves de olho seco? 

A presença de alterações morfológicas  em pacientes após mais de 10 meses da infecção aponta para a natureza crônica da neuropatia. Nenhum dos pacientes no grupo controle mostrou essas alterações e em apenas 4% foram identificados neuromas. Pacientes com covid-19 demonstraram síndromes de olho seco mais graves que o controle.

Referências bibliográficas:

  • Barros A, Queiruga-Piñeiro J, Lozano-Sanroma J, et al. Small fiber neuropathy in the cornea of Covid-19 patients associated with the generation of ocular surface disease. The Ocular Surface. January 2022; 23:40-48. DOI: 10.1016/j.jtos.2021.10.010.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.