Nova linha de cuidados em depressão é lançada

A Linha de Cuidado em Depressão é um plano de ação para que se construa estratégias para melhorar o seguimento da depressão no Brasil.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), se juntaram à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e à companhia farmacêutica Janssen para a elaboração de uma Linha de Cuidado em Depressão (LCD), lançada no último dia 25. O projeto contou com oficinas de trabalho nos municípios paulistas de Valinhos e Vinhedo, visando promover a saúde mental nos municípios e auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento da depressão e seus agravos.

Depressão unipolar é uma condição altamente prevalente, recorrente e incapacitante. Em estudos comunitários, a prevalência de depressão ao longo da vida é de 12% e segundo a Organização Mundial de Saúde, depressão é a décima primeira causa de incapacidade e mortalidade no mundo, variando entre países.

Leia também: Qual a dose única segura de psilocibina para tratamento de depressão resistente?

Nova linha de cuidados em depressão é lançada

Especialista

Maior parte dos adultos com episódio depressivo passam em um médico da atenção primária em vez de um psiquiatra. No entanto, diversos estudos sugerem que o diagnóstico de transtorno depressivo não é feito em no mínimo 50% dos pacientes na atenção primária. Várias nuances dificultam o trabalho do médico na atenção primária, como a dificuldade em diferenciar sintomas depressivos em um contexto de um adoecimento clínica crônica, além da menor gravidade dos pacientes que se apresentam na atenção primária em relação àqueles que buscam ajuda psiquiátrica.

Para abordar uma condição tão diversa e complexa é necessário que seja estabelecido uma abordagem multiprofissional, integrada e articulada e atenta aos determinantes sociais e questões culturais que envolvem o sofrimento psíquico.

Saiba mais: O impacto da testagem farmacogenética no tratamento de depressão

Importância de uma linha de cuidado

Uma linha de cuidado caracteriza-se por “padronizações técnicas que explicitam informações relativas à organização da oferta de saúde no sistema, nas quais descrevem rotinas do itinerário do paciente contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde e viabilizam a comunicação entre as equipes, serviços e usuários de uma Rede de Atenção à Saúde, com foco na padronização de ações, organizando um continuum assistencial.”, conforme definição do Ministério da Saúde.

A LCD é um plano de ação para que gestores e profissionais da saúde construam estratégias para melhorar o seguimento da depressão no Brasil. Fundamenta-se em três materiais de referência: um manual técnico para o trabalhador, um guia prático que revisa os protocolos existentes para a atuação de diferentes profissionais e o manual do gestor. Nesse material há informações sobre os diferentes dispositivos da rede de atenção psicossocial e como eles se articulam. O objetivo é que qualquer município brasileiro possa aplicar a LCD.

Segundo o coordenador do projeto, Thiago Lavras Trapé, pesquisador do IPADS, “A gente sabe que só consegue mudar o perfil do atendimento quando a política pública de fato se organiza, o gestor entende que é importante, há financiamento, treinamento, formação, divulgação, veiculação de materiais, educação permanente, aí sim isso chega no cidadão.”

A proposta é que o material fomente a organização dos serviços nos diversos municípios, compreendendo a depressão como uma doença multifatorial.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Tags