Novembro Azul: quais temáticas podem ser abordadas?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O mês de novembro é marcado pelo incentivo e conscientização da saúde do homem e por essa razão o chamamos de “Novembro Azul”, com o objetivo de refletir e estimular os homens a cuidarem de si. Essa temática é de grande importância para a Saúde Pública, pois somente uma pequena parte da população masculina procura as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesse sentido, o acesso em saúde da população masculina costuma estar relacionado a comorbidades pré-existentes e raramente com objetivo de prevenção/promoção à saúde.

Leia também: Novembro azul: a saúde mental de homens com câncer de próstata

Novembro Azul quais temáticas podem ser abordadas

Atendimento

A maioria dos homens alega que o horário de funcionamento das UBS não é acessível a eles, visto que durante o horário de expediente também estão em serviço. A fim de evitar esse transtorno, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Portaria Nº 397, de 16 de março de 2020, cria o Programa Saúde na Hora, com incentivo ao financiamento de municípios que possuem UBS com funcionamento mínimo de 60 horas semanais.

Considerando o aumento do horário de funcionamento das unidades, é possível garantir um acesso aumentado à população masculina, entretanto também é imprescindível que haja oferta de ações e serviços voltados a população masculina. Frente a essa realidade observa-se que, apesar da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem existir desde 2009, a promoção da saúde ao público masculino ainda é pouco abordada.

Ações direcionadas

Grande parte das ações e divulgações são relacionadas ao câncer de próstata, que é a segunda maior causa de óbitos no Brasil por neoplasias. Entretanto, outras temáticas que valem o destaque são: outros cânceres (traqueia, brônquios, pulmão, por exemplo, são a primeira causa de óbito por neoplasias); doenças cardiovasculares; doenças pulmonares; uso excessivo do álcool, tabaco e outras drogas, inclusive suas consequências; infecções sexualmente transmissíveis; paternidade; acidentes de trânsito e causas relacionadas à violência. Cabe destacar que a maior causa de óbito é com relação à fatores externos, que podem ser acidentes de trânsito, violência autoprovocada ou suicídio e apresentam maior incidência entre 15 e 40 anos. Considerando a situação epidemiológica relatada, o terceiro domingo do mês de novembro é o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, e junto a outras ações do mês contribuem para a redução dos óbitos por acidentes de trânsito.

Ouça mais: Novembro Azul: quando devemos rastrear e tratar o paciente com câncer de próstata? [podcast]

Dessa forma, é importante que os profissionais de saúde, que atuam nas UBS, garantam acessibilidade e promovam ações de reflexões e incentivo à saúde do homem. Para isso, é indispensável que haja uma mudança de paradigma, a fim de conduzir os homens, mais especificamente os jovens, no cuidado de sua saúde e na prevenção de acidentes e violências.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 397, de 16 de Março de 2020. Altera as Portarias de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, nº 5 de 28 de setembro de 2017, e nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o Programa Saúde na Hora, no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0397_16_03_2020.html. Acesso em: 15/11/2021.
  • Florianópolis. Política Nacional de Atenção Integral a saúde do homem. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2018/novembro/07/livroPol–ticas-2018.pdf. Acesso em: 15/11/2021.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Como envolver o homem trabalhador no planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e desenvolvimento da criança. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2018.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem : princípios e diretrizes. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2009.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.