Página Principal > Colunistas > Novo antibiótico para pneumonia adquirida na comunidade é aprovado
pneumonia

Novo antibiótico para pneumonia adquirida na comunidade é aprovado

Tempo de leitura: 1 minuto.

Recentemente, publicamos uma revisão atualizada sobre a abordagem de  uma das doenças infecciosas mais comuns na emergência: a pneumonia bacteriana adquirida na comunidade (PAC). Hoje, traremos uma novidade sobre o tema: a Food and Drugs Adminsitration (FDA) aprovou a omadacycline para tratamento de adultos com pneumonia bacteriana adquirida na comunidade e infecções agudas de pele.

A omadacycline é uma tetraciclina modernizada com atividade de amplo espectro projetada para superar a resistência à tetraciclina. Nos guidelines atuais, há indicação de uso da doxicillina, que também é tetraciclina, para PAC.

Leia mais: Pneumonia vista apenas na TC tem relevância clínica?

Esta nova tetraciclina é aprovada para pneumonias causadas por Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Haemophilus parainfluenzae, Klebsiella pneumoniae, Legionella pneumophila, Mycoplasma pneumoniae e Chlamydophila pneumoniae. Com relação a infecções de pele, a omadacycline tem cobertura para Staphylococcus aureus, Staphylococcus lugdunensis, Streptococcus pyogenes, Streptococcus anginosus grp., Enterococcus faecalis, Enterobacter cloacae e Klebsiella pneumoniae.

Um ponto bastante positivo da medicação é que ela tem formulações orais e intravenosas, oferecendo aos médicos a possibilidade de iniciar o tratamento em uma unidade de saúde e concluir a terapia em casa, reduzindo potencialmente as hospitalizações e os custos. Além disso, a comodidade posológica surpreende, já que é administrado em dose única diária. As reações adversas mais frequentes (incidência ≥2%) são náuseas, vômitos, reações no local da perfusão, aumento de enzimas hepáticas, hipertensão, cefaleia, diarreia, insônia e constipação.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Dayanna de Oliveira Quintanilha

Médica no Hospital Naval Marcílio Dias ⦁ Residência em Clínica Médica na UFF ⦁ Graduação em Medicina pela UFF ⦁ Contato: dayquintan@hotmail.com

Referências:

https://www.nuzyra.com/PI.pdf

https://www.drugs.com/newdrugs/fda-approves-nuzyra-omadacycline-community-acquired-bacterial-pneumonia-acute-skin-skin-structure-4836.html

 

Um comentário

  1. IBERNON GLADSTON BARRETO BAHIA

    Avanço importante para o sucesso terapêutico!
    Materia de boa qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.