Leia mais:
Leia mais:
O risco de arritmias ventriculares e prolongamento do intervalo QT com quimioterápicos
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Quiz: homem adulto evoluiu com extensa placa de alopecia em meses, o que será?
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]

Novo dispositivo pode reduzir a queda de cabelo por quimioterapia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Uma das experiências mais traumáticas para pacientes com câncer de mama, principalmente para as mulheres, é a perda de cabelo. Um novo dispositivo experimental de resfriamento do couro cabeludo impediu a alopécia em metade das mulheres submetidas à quimioterapia.

O dispositivo de arrefecimento é um sistema de duas tampas: um tampão de silicone interno circula um fluido refrigerado, e um tampão de neoprene exterior atua como um isolador. Ele diminui a temperatura dos vasos sanguíneos do couro cabeludo e o fluxo sanguíneo. Dessa forma, o dispositivo reduz a quantidade de drogas quimioterápicas que atingem os folículos pilosos.

Veja também: ‘Como impedir a queda dos cabelos em pacientes com câncer’

No teste, financiado pelo fabricante, cerca de 182 mulheres com câncer de mama em fase I-II submetidas à quimioterapia à base de taxano ou antraciclina foram randomizadas para terapia de resfriamento do couro cabeludo ou nenhuma. Pacientes atribuídas à terapia usaram o dispositivo 30 minutos antes, durante e 90 minutos depois da quimioterapia.

Em uma análise intercalar, 50% das mulheres do grupo de arrefecimento tinham preservado o seu cabelo, contra nenhuma no grupo de controle. Os efeitos colaterais foram leves e incluíram dores de cabeça e desconforto transitório.

E mais: ‘Moonshot 2020: a cura do câncer em 2020?’

Agora, o fabricante irá procurar a autorização do Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA para medicamentos. Veja abaixo como o dispositivo funciona:

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.