Leia mais:
Leia mais:
Novidades no Atlas de Dermatologia, de Radiologia e muito mais
Fragilidade no idoso: como diagnosticar e tratar?
Origens e Fundamentos da MBE – Parte 3: Para descartar (ou não) um artigo científico não basta entender Descartes?
Tabagismo: Combinação de medicamentos são eficazes no tratamento?
Pesquisa revela que 97% dos estudantes de medicina apresentam síndrome do impostor

Novo escore de risco para dor precordial na emergência

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

O HEART (history -> história, electrocardiogram -> eletrocardiograma, age -> idade, risk factors -> fatores de risco e initial troponin -> troponina inicial) é um novo escore de risco para dor precordial na emergência. Em estudo recente publicado no Annals of Internal Medicine, pesquisadores mediram o efeito do escore HEART nos desfechos dos pacientes e no uso de recursos de saúde.

Nove hospitais holandeses foram randomizados para usar o HEART entre 2013 e 2014, totalizando 3.648 adultos avaliados. O escore foi usado para guiar o manejo do paciente. Por exemplo, uma pontuação ≤ a 3 (de um possível 10) resultou em alta hospitalar sem mais testes.

Veja também: ‘Estudo indica o melhor escore para estimar risco de TVP em pacientes com FA’

A incidência de eventos cardíacos adversos graves com o uso do HEART foi 1,3% menor do que durante o tratamento usual (intervalo de confiança [IC] de 95%: 2,1% a 3%). Em pacientes de baixo risco, a incidência de eventos cardíacos adversos foi de 2% ([IC] de 95%: 1,2% a 3,3%). Não foram observadas diferenças significativas na alta precoce, nas readmissões, nas visitas recorrentes à emergência ou clínicas.

O uso de recursos de saúde foi semelhante entre os grupos, mas uma análise de custo-efetividade indicou que o escore HEART poderia economizar 40 milhões de dólares anualmente na Holanda.

Veja os escores fundamentais para a prática clínica no Whitebook! Baixe grátis o aplicativo #1 dos médicos brasileiros clicando aqui.

Referências:

  • Poldervaart JM, Reitsma JB, Backus BE, Koffijberg H, Veldkamp RF, ten Haaf ME, et al. Effect of Using the HEART Score in Patients With Chest Pain in the Emergency Department: A Stepped-Wedge, Cluster Randomized Trial. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 25 April 2017] doi: 10.7326/M16-1600
  • https://www.mdcalc.com/heart-score-major-cardiac-events
  • https://www.jwatch.org/fw112805/2017/04/25/heart-score-chest-pain-ed-found-be-safe-cost-effective
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar