Novo guideline de cirurgia bariátrica é publicado pela CFM

A última diretriz internacional foi publicada em 1991. Desde então, houve um grande incremento nas formas e realização da cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica, continua sendo o melhor método para o tratamento da obesidade mórbida, com resultados mais duradouros e menores custos ao longo prazo. Atualmente para se realizar um procedimento bariátrico é fundamental que o pacientes se encaixe numa série de critérios estabelecidos por sociedades internacionais e corroborado pela AMB e CFM.  

A última diretriz internacional foi publicada em 1991 e, desde então, houve um grande incremento nas formas e realização da cirurgia, passando de uma cirurgia convencional, para uma cirurgia minimamente invasiva. Com o desenvolvimento da técnica houve também uma acentuada diminuição de morbidade associada ao procedimento e atualmente, a maior parte dos pacientes possuem alta no dia seguinte ao procedimento.  

clinical drops

O que continua igual

Mesmo com a melhora da técnica operatória e resultados, os protocolos atualmente aceitos no Brasil à cirurgia bariátrica continuam:

IMC > 40  

IMC entre 35 e 40 → com comorbidades associadas à obesidade 

IMC entre 30 e 35 → com DM tipo 2 sem controle há pelo menos dois anos.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, se reuniu em congresso em Salvador, na Bahia, a fim de atualizar estes protocolos baseados no novo guideline  publicado pela federação internacional de cirurgia bariátrica IFSO. 

O que muda 

Dentre as principais mudanças publicadas pela IFSO podemos destacar:

  • Cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes com IMC > = 35kg/m2;
  • Cirurgia bariátrica pode ser considera em pacientes com sindrome metabólica e IMC entre 30 e 34,9 kg/m2; 
  • A população asiática possuem deve ter parâmetros de IMC mais baixos para a indicação de cirurgia de 27,5kg/m2, pois nesta populacão IMC > 25kg/m2, já pode ser considerado obesidade clínica;
  • A cirurgia metabólica e bariátrica já provou o seu benefício e segurança a longo prazo;
  • A população pediátrica e adolescentes, desde que adequadamente selecionados podem ser candidatos a realização de cirurgia bariátrica.

Com esses novos dados, os especialistas brasileiros irão formular um documento, que passará pela aprovação do CFM. Uma vez aprovado pelo CFM, ele seguirá para a análise do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para posteriormente ser incorporado na prática clínica brasileira. 

Infelizmente, o Brasil segue a mesma tendência mundial de aumento do número de pessoas obesas e, consequentemente, o concomitante aumento de pessoas sendo submetidas ao procedimento bariátrico. O diferencial negativo do Brasil é que a maior parte da população que necessita deste tipo de procedimento são usuários exclusivos da rede SUS, a qual é responsável pelo menor número de procedimentos bariátricos realizados no Brasil.  

A estimativa foi que, nos últimos cinco anos, foram realizadas 311.850 cirurgias bariátricas em todo o Brasil e apenas 44 mil realizadas pelo sistema SUS.  Com a ampliação das indicações poderá ocorrer um incremento ainda maior da fila do sistema SUS. 

Leia também: Estudo compara resultados a longo prazo de diferentes técnicas de cirurgia bariátrica

Mensagem prática

Essa atualização da IFSO, terá uma versão nacionalizada e possivelmente será aceita pelas autoridades relacionadas ao tema no Brasil. Porém não podemos esquecer que este tipo de procedimento deve também ser ampliado o acesso no sistema público para que a discrepância não se acentue ainda mais. Não podemos esquecer que ao tratar um obeso, estaremos evitando internações futuras por complicações diretamente relacionadas a obesidade de longa data, isto é sobrecarregando ainda mais o sistema.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Eisenberg D, Shikora SA, Aarts E, et al. 2022 American Society for Metabolic and Bariatric Surgery (ASMBS) and International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO): Indications for Metabolic and Bariatric Surgery [published online ahead of print, 2022 Oct 18]. Surg Obes Relat Dis. 2022;S1550-7289(22)00641-4. doi:10.1016/j.soard.2022.08.013 
  • Brasil discute novas regras para cirurgia bariátrica. Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica. 30 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.sbcbm.org.br/brasil-discute-novas-regras-para-cirurgia-bariatrica