Leia mais:
Leia mais:
Novos tipos de vasos sanguíneos foram descobertos em nossos ossos

Novos tipos de vasos sanguíneos foram descobertos em nossos ossos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Novos tipos de vasos sanguíneos foram descobertos em nossos ossos. A descoberta foi feita pela equipe de Matthias Gunzer, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. Antes desconhecidos, esses vasos atravessam a superfície óssea até porções mais internas, e, podem então, não só esclarecer doenças como a osteoporose, mas também condições que envolvem o sistema imunológico. Mas por que o sistema imunológico?

A medula óssea é onde as células do sistema imunológico são produzidas, e nos camundongos os vasos trans-corticais se tornaram uma rota-chave para as células do sistema imunológico circularem. Logo, o mesmo pode acontecer para as pessoas, diz Gunzer.

Foram utilizados produtos químicos em um osso de rato com vistas à torná-lo transparente. Minúsculos vasos sanguíneos que atravessavam o eixo ósseo podiam ser vistos. No osso da perna do animal, foram observados milhares de capilares, apelidados pelos pesquisadores de vasos trans-corticais.

Já se sabia da existência de alguns vasos sanguíneos que entravam no osso pelas extremidades ou pela metade de sua superfície. Entretanto, os capilares recém-encontrados cobrem todo o osso, compondo a maior parte do suprimento.

Ao estudar pequenos fragmentos de fêmur do ser humano, também foram encontrados os mesmos vasos trans-corticais. Pela existência de outros tipos de vasos, os recém-descobertos podem, no entanto, representar menor porcentagem da circulação ósseas total.

Leia mais: Cientistas consertam fraturas com ossos impressos em 3D

Gunzer reagiu assim a essa descoberta: “É totalmente louco, ainda há coisas para descobrir sobre anatomia humana. Descobrimos vasos sanguíneos em um lugar novo que não conhecíamos antes”. Após anos de estudos contínuos, em especial aos avanços que ocorreram durante as Grandes Guerras Mundiais, não se esperam mais grandes descobertas na área de anatomia humana, mas até hoje novos tecidos ou órgãos vêm à tona ocasionalmente.

No ano passado, outro grupo descobriu que camundongos têm capilares semelhantes entre tecido cerebral e medula óssea no interior das placas que constituem o crânio. Ao induzir um acidente encefálico ou meningite nos roedores, as células do sistema imunológico do crânio usaram essa rota para chegar ao cérebro, presumivelmente em resposta ao dano. Porém ainda não se sabe se o ser humano tem esses vasos no crânio.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar