Leia mais:
Leia mais:
HPV: menos de 4 entre 10 meninos tomam duas doses da vacina no Brasil
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS
Categoria Abordagem à População de Rua chega ao Nursebook! [Blog do Nurse]
Dia Mundial do Câncer: como está palavra conversa com você

Número de casos de câncer associado ao HPV cresce no mundo

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

bO número de casos de câncer associado ao HPV cresceu significativamente nos Estados Unidos nos últimos anos, de acordo com dados divulgados no novo relatório do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Em dados globais, o aumento se repete: durante o período de 2004-2008, a incidência de câncer associado ao HPV era de 10,8 a cada 100 mil pessoas, com uma média de 34 mil casos por ano. Entre 2008-2012, esse número subiu para 11,7, com uma média de 39 mil casos por ano.

Os casos mais comuns de câncer entre 2008-20212 foram carcinomas cervicais e carcinoma de células escamosas da orofaringe, mais incidentes em homens. A maior parte está relacionada a tipos de HPV cobertos por vacinas, o que significa que expandir a vacinação pode diminuir a incidência de câncer.

De acordo com o CDC, de 30 mil novos casos de câncer atribuídos ao HPV entre 2008-2012, 80% são dos tipos 16 e 18, que podem ser prevenidos com a vacina bivalente, quadrivalente e 9-valente (ainda não disponível no Brasil). Ou seja, programas de vacinação podem diminuir significativamente as infecções por HPV.

No Brasil, de acordo com dados do INCA, os cânceres de cavidade oral e orofaríngeo estão entre os dez tipos de maior incidência em homens. Mesmo que o tabaco e o álcool ainda sejam as principais causas desses tipos de câncer, observa-se uma queda no número de casos relacionados ao tabaco, devido às campanhas antitabagismo, e um aumento nos casos relacionados ao HPV.

500x120-CIRURGIA

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.