NutriNet Brasil, maior estudo sobre alimentação e saúde do país procura por mais voluntários

O NutriNet Brasil, maior estudo sobre alimentação e saúde do país, acompanha a alimentação e a saúde de 200 mil adultos residentes no país.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O NutriNet Brasil, maior estudo sobre alimentação e saúde do país, está buscando mais voluntários para identificar características da alimentação que aumentam ou diminuem o risco de doenças crônicas mais comuns entre a população brasileira, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração e câncer.

Segundo o portal do NutriNet Brasil, a relação entre alimentação e doenças crônicas é extremamente complexa e só pode ser analisada por estudos que acompanhem por longos períodos e detalhadamente as características da alimentação e o estado de saúde de um grande número de pessoas.

Para participar, basta ter mais de 18 anos, fazer o cadastro no portal e começar a preencher as perguntas disponibilizadas on-line pelos pesquisadores. As respostas são mantidas sob sigilo e utilizadas apenas no estudo. A meta é acompanhar esses voluntários por, no mínimo, dez anos.

Leia também: Existe algum papel da nutrição e dos suplementos nas doenças de superfície ocular?

O NutriNet Brasil acompanha a alimentação e a saúde de 200 mil adultos residentes no país. Todo o acompanhamento acontece através de questionários, que são preenchidos pelos participantes a cada três a quatro meses. O próprio estudo encaminha os lembretes por e-mail ou SMS.

NutriNet Brasil, maior estudo sobre alimentação e saúde do país procura por mais voluntários

Importância do estudo

Estudos deste tipo estão sendo realizados em alguns países europeus e nos Estados Unidos com o objetivo de buscar padrões de alimentação que protegem as pessoas de doenças crônicas, como a dieta mediterrânea, ou, ao contrário, padrões que aumentam o risco daquelas doenças, como a dieta ocidental.

Entretanto, o conhecimento gerado por um estudo em determinado país nem sempre consegue gerar uma aplicação imediata em outros lugares, uma vez que padrões de alimentação tendem a ser específicos de cada país ou mesmo de cada região de um país.

Mais sobre o NutriNet Brasil

O estudo NutriNet é promovido pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), sob a coordenação do professor titular Carlos Augusto Monteiro, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenador científico do Nupens/USP.

A pesquisa também conta com a participação de pesquisadores de outras unidades da USP (Medicina, Instituto do Coração – Incor) e demais universidades e centros acadêmicos brasileiros (Unifesp, UFMG, UFRGS, UFPel), Fiocruz (Rio de Janeiro e Bahia) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Saiba mais: Nutrição no paciente renal crônico: o que precisamos saber

Desde setembro de 2020, o NutriNet Brasil recebe o apoio financeiro da Umane, associação civil sem fins lucrativos dedicada a apoiar, desenvolver e acelerar iniciativas de prevenção de doenças e promoção à saúde.

O estudo também tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações desde 2017. Esses recursos têm viabilizado a realização de um estudo que terá duração de vários anos e envolverá milhares de participantes.

O projeto de pesquisa do Estudo NutriNet foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP (processo nº 88455417.8.0000.5421 em 21/06/2018).

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão