Página Principal > Colunistas > O impacto da cirurgia de catarata na qualidade de vida é o mesmo no primeiro e no segundo olho?

O impacto da cirurgia de catarata na qualidade de vida é o mesmo no primeiro e no segundo olho?

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Nos últimos anos, houve um aumento no número de cirurgias de catarata realizadas no mundo. Com o envelhecimento populacional é ainda esperado que o número de cataratas operáveis continue aumentando. A cirurgia de catarata já é o procedimento mais realizado no mundo, com 1.7 milhões de cirurgias feitas anualmente somente nos Estados Unidos.

Estudos anteriores já demonstraram que existe ganho importante na função visual, aspectos sociais e emocionais da vida e na redução de quedas após a cirurgia do primeiro olho. Mas será que existe diferença nesses benefícios em relação à cirurgia do segundo olho?

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Apesar de a cirurgia do segundo olho já ter sido associada a ganhos objetivos em acuidade visual, sensibilidade ao contraste e mobilidade, evidências de benefícios reportados pelos pacientes na cirurgia do segundo olho, principalmente relativas ao primeiro, continuam controversas.

Estudo publicado por Nacul et al. na Ophthalmology, em maio deste ano, usou o questionário de função visual do National Eye Institute, o mais usado em oftalmologia, para analisar o impacto do primeiro olho versus segundo olho na função visual e qualidade de vida.  Foram analisados 328 pacientes submetidos a cirurgias em ambos os olhos em cinco centros de oftalmologia dos Estados Unidos. Os questionários eram respondidos 30 e 90 dias antes da cirurgia e 30 e 90 dias depois da cirurgia.

Comparando com o segundo olho, o primeiro tinha pior média pré-operatória de acuidade visual corrigida (20/60 no primeiro X 20/40 no segundo; p<0.001) e média pouco pior de acuidade visual corrigida pós-operatória (20/25 no primeiro X 20/20 no segundo). A prevalência de catarata cortical e nuclear foi similar nos dois grupos, porém o grupo do primeiro olho teve maior prevalência de catarata subcapsular posterior.

Mais da autora: ‘Cegueira e baixa visão no mundo: cenário atual’

Na avaliação de qualidade de vida associada à visão, a cirurgia do segundo olho teve benefícios em relação à cirurgia do primeiro olho isolada. Os benefícios do procedimento no segundo olho parecem ser qualitativamente diferentes daqueles do primeiro olho. Em certos aspectos, particularmente os relacionados ao status socioemocional, como a interação social,  saúde mental e independência em atividades do dia-a-dia, a cirurgia do segundo olho trouxe melhorias tão grandes quanto o primeiro olho, sem diferença estatística na magnitude da melhoria. A cirurgia do segundo olho pode conferir benefícios na qualidade de vida não atingidos com a cirurgia do primeiro olho isolada.

Em relação a parâmetros como acuidade visual, sensibilidade ao contraste e mobilidade, a cirurgia do segundo olho foi associada a ganhos adicionais. Os ganhos em função visual foram maiores no primeiro olho, porém isso pode ser explicado pelo fato da acuidade visual corrigida pré-operatória ser pior no grupo do primeiro olho.

O estudo em questão conclui que existem evidências que suportam que a cirurgia de catarata do segundo olho melhora de forma significativa a função visual e qualidade de vida em níveis acima aos atingidos pela cirurgia isolada do primeiro olho. Oftalmologistas devem estar atentos aos aspectos subjetivos da função visual e socioemocionais da qualidade de vida após a cirurgia do primeiro olho, caso o paciente tenha catarata também no outro olho, já que estes podem experimentar melhorias ainda maiores nestes aspectos se submetidos à facectomia no segundo olho.

Autora

JulianaSilvaRosa-1 Cegueira e baixa visão no mundo: cenário atual

Referência:

  • Shekhawat NS, Stock MV, Baze EF, Daly MK, et al. Impact of First Eye versus Second Eye Cataract Surgery on Visual Function and Quality of Life. Ophthalmology 2017 May 16.

2 Comentários

  1. Jose Luis castillo Rojas

    muito bom obrigado

  2. Jose Luis castillo Rojas

    muito bom artigo sobre catarata tem muita importancia para a melhoria da qualidade de vida de nossa população cada vez mais idosa ,obrigado



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.