Página Principal > Colunistas > Cegueira e baixa visão no mundo: cenário atual
óculos em cima de um cachecol

Cegueira e baixa visão no mundo: cenário atual

Você sabia que a estimativa é de que 285 milhões de pessoas tenham deficiência visual no mundo: 39 milhões cegos e 246 milhões com baixa visão?  Qual é  a sua importância como médico nesse cenário?

“Visão 2020: O direito de ver” é uma iniciativa global com o objetivo de eliminar a cegueira evitável até o ano de 2020. Foi lançada em 1999 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto com mais de 20 organizações não governamentais (que juntas formam a agência internacional de prevenção à cegueira). Mas como podemos definir cegueira evitável?  É aquela proveniente de causa que pode ser tratada ou prevenida por medidas custo efetivas conhecidas. 80% da deficiência visual existente hoje no mundo é evitável.

Os objetivos da “Visão 2020” são:

  • Pôr em evidência as causas de cegueira evitável e as soluções que ajudarão a eliminar o problema;
  • Identificar e obter os recursos necessários em todo o mundo a fim de aumentar a atividade de programas de prevenção, tratamento e reabilitação;
  • Facilitar o planejamento, desenvolvimento e implementação dos três elementos do plano estratégico da Visão 2020 pelos programas nacionais.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

A estratégia da “Visão 2020” tem como base a participação comunitária, com três componentes:

  • Intervenções de luta contra doenças (eficazes e de baixo custo);
  • Desenvolvimento de recursos humanos (formação e motivação);
  • Desenvolvimento de infraestruturas (serviços, tecnologia apropriada, artigos de consumo, fundos).

Em relação às causas, temos a catarata como principal (51%) causa de cegueira (visão pior que 20/400 no melhor olho) e os erros refrativos não corrigidos (miopia, hipermetropia, astigmatismo) como principal causa de baixa visão (visão pior que 20/60 e melhor ou igual a 20/200).

Reprodução

 

Sobre as principais causas:

–  CATARATA

A catarata é a causa de metade da cegueira em todo o mundo, mas a visão pode ser recuperada com cirurgia. Para atingir os objetivos da Visão 2020, será necessário um aumento enorme das operações de catarata. De todas as intervenções de saúde, a cirurgia da catarata é uma das melhores na relação custo benefício. Artigos de consumo de baixo custo e utilização eficaz de recursos reduziram o custo da cirurgia de catarata a menos de 20 US$ por paciente em certas zonas.

Reprodução

– GLAUCOMA

De acordo com a OMS é a segunda maior causa de cegueira no mundo. A deficiência visual provocada pelo glaucoma é irreversível e a única maneira de se prevenir a cegueira é através de prevenção secundária, ou seja, diagnóstico precoce e tratamento eficaz. O seu tratamento pode ser feito precoce ou tardiamente através do uso constante de colírios, laser ou cirurgias antiglaucomatosas, visando o controle da pressão intraocular e evitando a progressão da perda da visão. Estima-se uma proporção global em torno de 12,3% de cegos por glaucoma. No Brasil, esta proporção está na faixa de 15%.

– DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE

A degeneração macular relacionada à idade está aumentando em significância como causa de cegueira por causa do envelhecimento populacional. Já é a maior causa de cegueira nos países desenvolvidos como os Estados Unidos e a Europa Ocidental (em torno de 50% dos cegos) e a terceira maior causa globalmente. No Brasil, estima-se que ela seja responsável por 4% dos casos. Sua prevenção pode ser feita com exames periódicos (para detecção precoce), dieta rica em alimentos com vitaminas A, E, zinco e luteína, e óculos escuros com filtro para radiação ultravioleta.

Veja também: ‘Endoftalmite pós-catarata: profilaxia com Moxifloxacino Intracameral vale a pena?’

–  ERROS REFRATIVOS NÃO CORRIGIDOS

Afetam cerca de 200-250 milhões de pessoas. É preciso que, mediante serviços de cuidados primários, exames periódicos da visão nas escolas e produção de óculos baratos, as populações necessitadas tenham à disposição, a um custo acessível, serviços de tratamento da refração e óculos de correção. Os principais grupos alvo são crianças em idade escolar com miopia e pessoas com mais de 40 anos de idade sofrendo de presbiopia.

– TRACOMA

O tracoma continua sendo a principal causa infecciosa de cegueira evitável no mundo. A Aliança da OMS para a Eliminação Mundial do Tracoma em 2020 (GET2020) foi estabelecida em 1997. O tracoma causador de cegueira era endêmico em 48 países. Em 1998, a OMS comunicou haver no mundo 10,6 milhões de pessoas com triquíase tracomatosa, 146 milhões com tracoma ativo e 5,9 milhões cegas e com incapacidade visual grave devido ao tracoma. Uma dose anual de azitromicina por via oral tem sido eficaz contra o tracoma e o fabricante do medicamento (Pfizer Inc.) tem oferecido Zithromax® (azitromicina) a um certo número de programas de luta contra o tracoma. A luta contra o tracoma apoia-se numa estratégia de quatro frentes:

  • Cirurgia para triquíase;
  • Antibióticos para tratamento da infecção ocular por Chlamydia trachomatis;
  • Higiene facial;
  • Melhoria do meio ambiente para redução dos fatores de risco que favorecem a transmissão.
Reprodução

– CEGUEIRA INFANTIL

As condições de cegueira estão estreitamente ligadas à mortalidade de menores de cinco anos; 60% das crianças morrem durante o ano seguinte a terem ficado cegas. A cegueira em crianças representa cerca de um terço do custo financeiro total da cegueira. As principais causas evitáveis são: deficiência de vitamina A (VAD), sarampo e a oftalmia neonatal. Os casos tratáveis incluem retinopatia de prematuridade (ROP), catarata e glaucoma. As intervenções exigem múltiplos serviços coordenados – saúde materno-infantil, saúde comunitária, educação e cuidados oftálmicos terciários para crianças.

Mais da autora: ‘Existe relação entre fibromialgia e corioretinopatia serosa central?’

São diversas as causas de cegueira evitável no mundo. O esforço da OMS e da IAPB para eliminar a cegueira evitável tem tido grande resultado neste controle através da implementação de diversos programas de combate a cegueira. O impacto da perda visual na vida de uma pessoa é profundo, tanto no lado pessoal, como no econômico e no social. As conseqüências da deficiência visual constituem um problema sério de saúde coletiva. A prevenção da cegueira e da baixa visão deve estar entre as prioridades de todos: governos, profissionais de saúde e sociedade.

Autora

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.