O que 2021 trouxe em atualização para pacientes com insuficiência cardíaca

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O ano de 2021 foi marcado pela pandemia de COVID-19, entretanto avanços em outras áreas da medicina não pararam e a cardiologia não foi diferente, deixamos aqui os principais conceitos e mudanças sobre insuficiência cardíaca.

imagem de coração de paciente com insuficiência cardíaca

Mudanças sobre insuficiência cardíaca

1- O tratamento clínico é a pedra angular da terapia para IC com fração de ejeção reduzida. A cesta de medicamentos conta com inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) / bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA), com ou sem inibidor da neprilisina, betabloqueadores (Bb), antagonistas mineralocorticoides e inibidores do co-transportador de sódio-glicose 2 (iSGLT2).

2- A terapia de ressincronização é recomendada para pacientes com fração de ejeção menor que que 35%, com QRS acima de 150 ms, com morfologia de bloqueio de ramo esquerdo.

3- Se a etiologia da IC for isquêmica, pacientes com fração de ejeção abaixo de 35% têm indicação de implante de cardiodesfibrilador, para outras etiologias o dispositivo deve ser considerado.

4- O tratamento para IC aguda deve englobar a resolução da causa da descompensação e pode ser necessário o uso de diuréticos, vasodilatadores, agentes inotrópicos, dispositivos de suporte circulatório e terapia de substituição renal, conforme apresentação clínica.

5- O seguimento pós alta hospitalar em 1 a 2 semanas, a nível ambulatorial, é recomendável a fim de avaliar sinais de congestão, a tolerância em relação as drogas, e o aumento de doses de acordo com as recomendações de diretrizes.

6- Pacientes com IC devem ser periodicamente avaliados para anemia e deficiência de ferro, a reposição do mineral com carboximaltose férrica está indicada em pacientes com ferritina abaixo de 100 ng/mL e deve ser considerada em pacientes com valores entre 100 e 299 ng/mL.

7- Pacientes em que a fibrilação atrial é considerada a culpada pela piora clínica são considerados para isolamento das veias pulmonares.

8- Pacientes com dilatação ventricular e insuficiência mitral importante, secundária, devem ser avaliados para reparo percutâneo da valva mitral.

9- Pacientes acima dos 65 anos, com aumento da espessura da parede ventricular, devem ser rastreados para amiloidose, pois o tratamento com tafamidis pode impactar no desfecho da doença.

10- A insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada ainda carece de droga modificadora de doença, porém alguns medicamentos, como a espironolactona e os inibidores SGLT2 mostraram algum avanço no tratamento da doença.

Referência bibliográfica:

  • Adamo M, Gardner RS, McDonagh TA, Metra M. The “Ten Commandments” of the 2021 ESC guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur Heart J 2021;Dec 18

 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.