Leia mais:
Leia mais:
Podcast da PEBMED: highlights do congresso da American Heart Association (AHA 2021) [podcast]
O risco de arritmias ventriculares e prolongamento do intervalo QT com quimioterápicos
Sono saudável diminui risco de arritmias
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Amiloidose: Qual a classificação e conceitos básicos de diagnóstico?

O risco de arritmias ventriculares e prolongamento do intervalo QT com quimioterápicos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A oncologia evoluiu muitos nos últimos anos, ela trouxe, através da medicina de precisão, a esperança para diversas pessoas que antigamente eram fadadas a aceitar seu trágico prognóstico. Entretanto as medicações oncológicas estão longe de estarem livres de efeitos colaterais, e o coração parecer ser um alvo em especial dessa classe de medicamentos. Um estudo levantou todas as drogas que estavam relacionadas à indução de prolongamento do intervalo QT, torsade de pointes e arritmias ventriculares de acordo com o Dicionário Médico para Atividades Regulamentares que foram inseridos no banco de dados de farmacovigilância global da Organização Mundial da Saúde de novembro de 1967 a janeiro de 2019.

Leia também: Sono saudável diminui risco de arritmias

O risco de arritmias ventriculares e prolongamento do intervalo QT com quimioterápicos

Metodologia

Foi utilizado uma análise de desproporção entre as 663 moléculas anticâncer com as 20222 drogas do banco de dados (grupo controle) para avaliação a real proporção das alterações elétricas do coração. Foram realizadas comparações entre os rótulos dos produtos da Food and Drug Administration (FDA), CredibleMeds e VigiBase ao avaliar o risco de arritmias cardíacas de terapias anticâncer.

Foram reportados 42.462 eventos, com um impressionante aumento em tempos mais recentes (de 580 eventos entre 1967 e 1983 para 15.070 eventos de 2014 a 2018!). A proporção dos eventos pelas drogas anticâncer subiu de 0,9% (5/580) para 14% (2.115/15.070). Dentre os quimioterápicos, 40 foram relacionados ao prolongamento do intervalo QT e 27 também foram relacionas a morte súbita e arritmias ventriculares. Além disso 9 drogas foram associadas a arritmias ventriculares e morte súbita sem prolongarem o QT. Foram 2.301 eventos envolvendo essas drogas, sendo 13,8% fatais.

Saiba mais: Estratificação de risco de arritmias ventriculares e morte súbita na cardiomiopatia dilatada 

A drogas mais relacionadas aos eventos são os inibidores da tirosina quinase, seguidos dos agentes citotóxicos, hormonioterapia, imunoterapia, 20% dos eventos foram causados por drogas que não compunham essas classes. As drogas que mais estiveram, especificamente, relacionadas aos eventos foram o vandetanib para QT prolongado, trióxido de arsênico para torsade de pointes e amsacrine para arritmias ventriculares. Em 86% dos casos de QT longo, apenas droga oncológica pode ser culpada como medicamento, porém alguns pacientes possuíam condições clínicas que poderiam favorecer tal achado, como infecção, insuficiência e isquemia cardíaca.

Resultado

Por fim pode-se concluir que desde a inserção do VigiBase o número de eventos arrítmicos, fatais ou não, relacionados a medicamentos contra o câncer cresceu consideravelmente. Há discrepância entre os dados dos rótulos do FDA e do CredibleMeds em relação ao VigiBase, mostrando que esses medicamentos podem causar mais arritmia do que realmente é relatado. Esses dados são importantes para estratificar o risco de arritmias induzidas por essas drogas e auxiliar no tratamento anticâncer mais seguro.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Salem JE, Nguyen LS, Moslehi JJ, et al. Anticancer Drug-Induced Life-Threatening Ventricular Arrhythmias: A World Health Organization Pharmacovigilance Study. Eur Heart J. 2021;42:3915-3928. doi: 10.1093/eurheartj/ehab362
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.