Oclusão endoscópica traqueal fetal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A oclusão endoscópica traqueal fetal é um procedimento utilizado para prevenir e até mesmo reverter a hipoplasia pulmonar, podendo levar ao retorno do crescimento pulmonar em fetos com hérnia diafragmática congênita (HDC). 

Estudos observacionais mostraram que esse procedimento fetal foi associado ao aumento da sobrevida entre recém-nascidos (RN) com hipoplasia pulmonar grave devido à HDC isolada no lado esquerdo. 

Leia também: Prevenção de ITU em recém-nascidos com espinha bífida: antibioticoterapia profilática

Oclusão endoscópica traqueal fetal

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Métodos

Foi realizado um estudo multicêntrico em hospitais com experiência em oclusão endoscópica traqueal fetal. Os pesquisadores designaram, aleatoriamente, em uma proporção de 1:1, mulheres portadoras de fetos únicos com HDC grave do lado esquerdo, isoladas para o procedimento cirúrgico pré-natal de 27 a 29 semanas de gestação.

O desfecho primário foi a sobrevivência do RN até a alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). 

Resultados

O ensaio foi interrompido precocemente para eficácia após terceira análise intermediária.  Um grupo de 80 mulheres teve intenção de tratamento, 40% dos bebês (16 de 40) no grupo com oclusão sobreviveram à alta, em comparação com 15% (6 de 40) no grupo de cuidados expectantes  (risco relativo [RR], 2,67 ; Intervalo de confiança de 95% [IC]).  A sobrevivência até os 6 meses de idade foi idêntica à sobrevivência até a alta (RR, 2,67; IC de 95%). A incidência de ruptura prematura de membranas foi maior entre as mulheres no grupo tratado do que entre aquelas no grupo de cuidados expectantes (47% vs. 11%; RR, 4,51; IC 95%), assim como o incidência de parto prematuro (75% vs. 29%; RR, 2,59; IC de 95%). Uma morte neonatal ocorreu após o parto de emergência por laceração placentária da remoção fetoscópica do balão, e uma outra morte neonatal ocorreu devido à falha na remoção do balão. A sobrevivência até a alta foi de 36% entre os bebês no grupo com tratamento fetal e 14% entre aqueles no grupo de cuidados expectantes (RR, 2,65; IC 95%).

Saiba mais: Clampeamento tardio do cordão umbilical versus ordenha do cordão umbilical

Conclusões 

Em RN com HDC do lado esquerdo grave isolada, a oclusão traqueal endoluminal fetoscópica realizada com 27 a 29 semanas de idade gestacional resultou em um benefício significativo em relação à sobrevida até a alta hospitalar, e esse benefício se manteve até os 6 meses de idade. Porém, esse procedimento aumentou os riscos de ruptura prematura de membranas e parto prematuro. 

Considerações finais 

Sabemos que a cirurgia fetal é um dos campos mais promissores da Medicina atual. O estudo descrito acima é de grande relevância clínica, pois esses dados podem ajudar no aconselhamento de pacientes com HDC fetal esquerda isolada candidatos à oclusão endoscópica traqueal pré-natal. Infelizmente, essa cirurgia fetal só está disponível em poucos hospitais brasileiros. 

Autor(a):

Referência Bibliográfica: 

  • Deprest JA, Nicolaides KH, Benachi A, et al. Randomized Trial of Fetal Surgery for Severe Left Diaphragmatic Hernia. N Engl J Med. 2021; 385:107-118. doi: 10.1056/NEJMoa2027030
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar