Página Principal > Saúde Pública > CID-11: veja o que muda na nova classificação internacional de doenças
estetoscopio

CID-11: veja o que muda na nova classificação internacional de doenças

Tempo de leitura: 2 minutos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta segunda-feira, dia 18, a nova classificação internacional de doenças, a CID-11. Entre as novidades da publicação, estão a inclusão do distúrbio de games como um dos problemas de saúde mental, além de capítulos inéditos sobre medicina tradicional e saúde sexual.

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, é um das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico. A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, através de uma padronização universal das doenças, problemas de saúde pública, sinais e sintomas, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais, apresentando um panorama amplo da situação em saúde dos países e suas populações.

Segundo o site das Nações Unidas, o documento disponibilizado essa semana é uma pré-visualização para que os países possam planejar seu uso, preparar traduções e treinar profissionais de saúde. A CID-11 será apresentada oficialmente em maio de 2019, durante a Assembleia Mundial da Saúde. A entrada em vigor está prevista para 1º de janeiro de 2022.

Novidades da CID-11

O CID-10 foi lançado em maio de 1990. Ainda segundo o site das Nações Unidas, a CID-11 reflete as mudanças e os avanços na Medicina e Tecnologia que aconteceram de lá para cá. A estrutura de codificação e ferramentas eletrônicas foram simplificadas, para permitir que o profissional possa registrar os problemas de maneira mais fácil e eficaz. A nova classificação conta com 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte versus 14.400 da CID-10.

Gaming disorder

Entre as principais novidades, está a inclusão de distúrbio em games (gaming disorder), que já havia sido anunciado no começo do ano. A OMS define a desordem como um “padrão de comportamento persistente ou recorrente”, de gravidade suficiente para “resultar em comprometimento significativo nas áreas de funcionamento pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras”.

cid 11
Reprodução/OMS

Estresse pós-traumático

Outra mudança importante é na quantidade de termos diagnósticos para transtorno do estresse pós-traumático; eles foram reduzidos e simplificados para permitir um diagnóstico mais fácil.

Resistência antimicrobiana

Os códigos relativos à resistência antimicrobiana estão mais alinhados ao sistema global de vigilância, o que permitirá mapear melhor a resistência ao redor do mundo.

Saúde sexual

A CID-11 conta também com novos capítulos, entre eles sobre saúde sexual, que engloba condições que eram categorizadas de maneira desatualizada, como, por exemplo, incongruência de gênero, que na versão anterior se enquadrava em saúde mental.

Referências:

24 Comentários

  1. Iara Tannenbaum

    Obrigada pelo trabalho de vocês.
    Estejam sempre nO Bem!!!

  2. Simone De La Rocque Cardoso

    Muito Bom!

  3. Simone De La Rocque Cardoso

    Gostei muito do site. Espero receber novas informações, pois sou profissional da saúde. Obrigada

  4. Flavio Prandini

    Muito bom

  5. Fernando Silva Gomes de Mendonça

    Otimo

  6. Mônica Nunes

    Muito bom para nos orientar nesse processo de avaliação das doenças ..

  7. Andrea divanda R Pereira Barrozo

    Muito bom!😘

  8. Wagner aulucci

    Muito bom..

  9. Doroti francisca rocco

    Muito bom. Informações importantes.

  10. Marcelo Rodrigues Carneiro

    Ótimo trabalho!! Ferramenta essêncial na área da saúde!!! Agora só basta usar com parcimônia e consciência!!! Parabéns!!

  11. O avanço em prol da saúde

  12. Manoel Cardoso

    Realmente havia necessidade de inclusão sobre esses agravos.
    Que sirva de alerta para todos profissionais

  13. Ivoneide Alves Câmara

    Excelente esta atualização, é necessário também. Obrigado.

  14. Ivoneide Câmara

    Excelente esta atualização, necessário também. Que todos os profissionais, sejam cautelosos nos seus diagnósticos.

  15. Roberto Henrique Garcia de Lima

    Obrigado ,pelas informações ,está atualizado é muito importan no meio científico .

  16. Ivanildes Freitas

    Muito justo ;ter um código para o Stresse pos traumáticos , para quem atua na área da saúde por exemplo
    Não existia um código específico usava se o de saúde mental ,quantos trabalham com o público em geral sofre um desacato existe um código específico para o desacato no entanto não. Existia um código para o CID 10 .
    Na verdade deixo aqui um desabafo profissionais que sofre algum estresse pôs traumatico fica no vácuo a saúde do trabalhador na verdade não está bem definido , existe o programa de saúde do trabalhador. Porém não é divulgado para a populacao trabalhadora uma equipe com médico psiquiatra enfim equipe de saúde mental para acolher esta população

  17. Cláudio Gomes

    Muito bom mesmo ! A inclusão do Gaming Disorder
    se enquadra perfeitamente a nossa realidade !!!

  18. Elzio de Oliveia

    Ótimo trabalho de divulgação da nova CID, pena será apresentado no ano vindouro e oficializado somente em 2.022, mas não deixa de ser um Progresso.
    Trabalho específico e informativo, seguindo uma linha de classificação de Patologia, o qual ajudará e muito na prevenção prematura no tratamento, em reguida sua recuperação.
    Parabéns pelo trabalho.

  19. Iara Ivete Caliggiuri Inforçati

    Obrigada pelo trabalho. A boa informação sempre é muito bem vinda.

  20. Sandra Schwartz E Mello

    Muito bom mesmo! A inclusao das novas doenças que estão bem de acordo com a nossa realidade atual além de simplificar algumas patologias.

  21. Geraldez Tomaz

    A inclusão do CID 11 é muito importante e espero que este código acrescido ao CID 10 , seja enviado para nós médicos , de forma discriminada para cada patologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.