Paxlovid na redução dos riscos em pacientes com covid-19

Neste estudo, o tratamento da covid-19 com paxlovid não foi associado com risco reduzido de morte ou hospitalização.

Um estudo de coorte com 6.866 pessoas com covid-19 mostrou como conclusão que o uso de Paxlovid é capaz de reduzir o risco de morte e de hospitalização dos indivíduos infectados mais vulneráveis (imunocomprometidos), mas não encontrou alteração significativa nos riscos para pacientes com risco menor, com 70 anos ou mais e não vacinados. 

Saiba mais: AAP 2023: Covid-19 e suas sequelas na pediatria

Covid-19 apresenta tendência de queda nas últimas semanas de novembro

Covid-19 apresenta tendência de queda nas últimas semanas de novembro

Sobre o estudo 

Os pacientes selecionados para o estudo forma divididos em quatro grupos de risco, dois grupos com indivíduos imunocomprometidos, um de alto risco e outro com imunocomprometidos de médio risco, um terceiro com pacientes sem problemas imunes, mas que possuíam condições que os tornavam de alto risco para infecção por covid-19 e um último grupo com pacientes de risco não imunocomprometidos, pacientes com 70 anos ou mais e não vacinados. 

Resultados 

Os dados obtidos através da análise do tratamento demonstraram que o medicamento só produziu relevância estatística no grupo de maior risco (os imunocomprometidos graves) não alterando significativamente o desfecho primário (morte ou hospitalização por covid-19 dentro de 28 dias) dos outros grupos do estudo. 

Leia também: FDA autoriza vacina Novavax contra covid-19

Paxlovid 

O medicamento, um comprimido de nirmatrelvir e ritonavir, já é aprovado pela Anvisa no Brasil desde 2022, segundo a agência a recomendação é para uso por adultos com risco de evolução para uma forma grave da covid-19. 

Nos EUA, o uso integral do remédio foi aprovado em maio de 2023 pela FDA, também para o tratamento em adultos de alto risco de evolução para a forma grave da doença. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Dormuth CR, et al. Nirmatrelvir-Ritonavir and COVID-19 Mortality and Hospitalization Among Patients With Vulnerability to COVID-19 Complications. JAMA Netw Open. 2023;6(10):e2336678. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.36678 

Especialidades