Percepção da comunidade científica sobre redução segura e eficaz de antidepressivos

Pesquisadores da Fiocruz identificaram a percepção da comunidade científica sobre tecnologias de redução segura e eficaz do uso de antidepressivos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) identificaram a percepção da comunidade científica sobre a viabilidade de tecnologias de redução segura e eficaz do uso de antidepressivos em pacientes.

O questionário aplicado por essa pesquisa conseguiu obter uma ampla visão sobre as perspectivas de pesquisadores e cientistas sobre as tecnologias que garantam um processo de descontinuação do uso de drogas psiquiátricas entre seus usuários.

A partir dos resultados encontrados, a pesquisa considera que uma das maiores dificuldades é a indisponibilidade no mercado de drogas psiquiátricas em doses fracionadas que possam facilitar o processo.

Os resultados do estudo foram obtidos durante o segundo semestre de 2018, pelos pesquisadores Fernando Freitas, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), e Camila Motta Gomes, do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz).

As conclusões estão disponíveis online em sua íntegra no relatório de pesquisa Tecnologias de retirada de drogas psiquiátricas neste link.

Veja também: Top 10 dicas que todo Paliativista deveria saber sobre Psicofarmacologia

“A medicalização em psiquiatria tem se mostrado uma crescente tendência internacional e transformado situações normais do cotidiano em problemas de saúde, principalmente, a mental. Hoje, a tristeza virou depressão e, como tal, uma doença passível de ser medicada.”, ponderou Fernando Freitas, da pesquisador da Ensp/Fiocruz.

Ele ainda explicou em entrevista ao portal da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que desde a década de 80, diversos comportamentos passaram a ser considerados como transtorno. Isso aconteceu a partiu do momento em que foi lançado o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, proposto pela Associação Americana de Psiquiatria.

O objetivo da pesquisa foi saber o que a comunidade científica pensa a respeito da viabilidade de desenvolvimento de uma tecnologia que possa oferecer às pessoas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma redução segura e eficaz do uso de antidepressivos.

Uma das tecnologias benéficas apontadas no estudo é baseada nas tiras de redução (tapering strips). Essa tecnologia foi desenvolvida na Holanda, em estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Maastricht. O método consiste em doses atenuadas de medicação, fornecidas em embalagens de tiras. A redução obedece a um planejamento a curto, médio e longo prazo.

De acordo com esse estudo, a redução gradual da medicação possibilita uma retirada segura, utilizando pílulas de baixas dosagens para reduzir o consumo, muito menor do que pode ser obtido usando dosagens registradas padrão. Essa abordagem facilita a redução gradual para o usuário de antidepressivos e também para o médico.

Leia também: Entenda a associação entre antidepressivos e fraturas em idosos

O estudo mostra que mais pacientes são bem-sucedidos usando tiras afiladas quando comparadas àquelas que tentaram reduzir o uso de outros métodos. E permite que pacientes que já tentaram e não conseguiram retirar a medicação tenham a oportunidade de sair do medicamento antidepressivo.

“O ideal é a redução gradual com acompanhamento médico, mas aqui no Brasil há vários obstáculos a isso, como uma formação médica pouco voltada para o campo da saúde mental e psicológica. Infelizmente, uma parte razoável da comunidade científica é avessa ao procedimento de redução das drogas. Isso porque parte das pesquisas e periódicos científicos é financiada pela indústria farmacêutica”, avaliou o pesquisador.

 *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

 

Referências:

  • https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-analisa-reducao-segura-e-eficaz-do-uso-de-antidepressivos
  • https://cee.fiocruz.br/sites/default/files/CEE_Relat%C3%B3rio%20de%20pesquisa_Retirada_Drogas_Psiqui%C3%A1tricas_Fernando%20Freitas_VALE_VALE_novo%20t%C3%ADtulo.pdf
  • https://www.taperingstrip.org/
  • https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17522439.2018.1469163

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades