Perda do olfato pode ser preditora de demência

Novo artigo do Journal Of The American Geriatrics Society, publicado na última semana, investigou a relação entre a disfunção olfatória e o subsequente diagnóstico de demência.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Novo artigo do Journal Of The American Geriatrics Society, publicado na última semana, investigou a relação entre a disfunção olfatória e o subsequente diagnóstico de demência.

Para isso, foi realizado um estudo longitudinal com homens e mulheres com idades entre 57 e 85 anos (n = 2.906) dos Estados Unidos.

A capacidade de identificar odores foi medida no baseline através de um teste validado de cinco itens. Cinco anos depois, o entrevistado ou um representante legal relatou o diagnóstico médico de demência.

Fique ligado! ‘Lítio na água pode proteger contra demência!’

Adultos mais velhos com perda do olfato tiveram duas vezes mais chances de desenvolver demência 5 anos depois (odds ratio = 2,13; intervalo de confiança de 95% = 1,32 a 3,43). Ter mais erros na identificação de odores foi associado a uma maior probabilidade de um diagnóstico de demência (p = .04).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que adultos mais velhos com cognição normal e dificuldade em identificar odores enfrentam maiores probabilidades de serem diagnosticados com demência, independentemente de outros fatores de risco significativos. Para eles, a identificação precoce pode proporcionar uma oportunidade para reduzir a morbidade e o peso da demência na saúde pública.

Veja também: ‘Obesidade na meia-idade é um fator de risco para demência?’

Referências:

  • Adams, D. R., Kern, D. W., Wroblewski, K. E., McClintock, M. K., Dale, W. and Pinto, J. M. (2017), Olfactory Dysfunction Predicts Subsequent Dementia in Older U.S. Adults. J Am Geriatr Soc. doi:10.1111/jgs.15048
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags