Leia mais:
Leia mais:
Relação entre o consumo de cafeína durante a gestação e possíveis complicações cardiometabólicas maternas
Check-up Semanal: dose de reforço da Pfizer, tratamento da escabiose e mais! [podcast]
O manejo da diabetes na doença renal crônica: alvos e insulina
A pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes nos casos de síndrome dos ovários policísticos
Perfil metabólico nas mulheres em amamentação exclusiva após uma gestação com diabetes gestacional

Perfil metabólico nas mulheres em amamentação exclusiva após uma gestação com diabetes gestacional

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A diabetes gestacional é uma doença de incidência variável no mundo, chegando a 17,8% das gestações, já no Brasil estima-se que ela ocorra em 2,4 a 7,2% das gestações (REGINATTO, 2016). Uma das consequências relevantes para a saúde da mulher com diabetes gestacional (DMG) é o aumento em sete vezes do risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 (DM2), além disso, essa paciente também apresenta um perfil metabólico alterado após o parto (ZHANG, 2021).

diabetes gestacional

Estudo sobre a diabetes gestacional

Em outubro de 2021 foi publicado um ensaio clínico longitudinal e prospectivo na BMC Medicine. Esta pesquisa avaliou o perfil metabólico nas mulheres com amamentação exclusiva e que apresentaram diabetes gestacional, comparando com as pacientes que também apresentaram a mesma condição, porém não amamentaram exclusivamente. O autor ressalta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses após o parto, pois traz benefícios para a saúde materna e infantil. Apesar dessa recomendação, menos de 50% das mulheres conseguem amamentar exclusivamente por seis meses. 

Leia também: Ocorre a imunização fetal após vacinar as gestantes contra Covid-19?

Resultados

Os resultados encontrados pelos autores mostraram que as mães que tiveram diabetes gestacional e não amamentaram apresentaram maior chance de dislipidemia. Já as mulheres que amamentaram exclusivamente, tiveram uma melhora desse perfil lipídico, funcionando como fator protetor para o desenvolvimento de dislipidemia. Vale ressaltar que as mães que amamentaram complementando com fórmula, tiveram um risco menor de dislipidemia, porém não tiveram um perfil lipídico como das mulheres que amamentaram exclusivamente.

Neste artigo recentemente publicado mostramos mais uma evidência dos benefícios da amamentação, e da necessidade do obstetra e pediatra informarem e apoiarem suas pacientes. Lembrando que a amamentação não é instintiva e necessita de informação, fazendo parte do pré-natal e puericultura a orientação sobre como amamentar e seus benefícios.

Autora:

Referências bibliográficas

  • Zhang Z, Lai M, Piro AL, Alexeeff SE, Allalou A, Röst HL, Dai FF, Wheeler MB, Gunderson EP. Intensive lactation among women with recent gestational diabetes significantly alters the early postpartum circulating lipid profile: the SWIFT study. BMC Med. 2021 Oct 8;19(1):241. doi: 10.1186/s12916-021-02095-1. PMID: 34620173; PMCID: PMC8499506.
  • Reginatto, CJ; Subtil, VM; Rodrigues, LV; Valenti, VE; Abreu, LC; Gomes, RL; Petenusso, M. Impacto do diabetes mellitus gestacional sobre a massa placentária humana / Impact of gestational diabetes mellitus in human placental mass. ABCS health sci ; 41(1): 20-22, jan.-abr. 2016. https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/840/727

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.