Persistência do canal arterial: ibuprofeno precoce ou conduta expectante?

Um estudo avaliou a conduta expectante versus manejo com ibuprofeno precoce para persistência do canal arterial (PCA) em prematuros.

A persistência do canal arterial (PCA) é comum em bebês prematuros e seu manejo é objeto de bastante discussão e está associada ao aumento da mortalidade e da morbidade, incluindo displasia broncopulmonar (DBP), enterocolite necrosante (ECN), e hemorragia intraventricular (HIV). Os inibidores da ciclooxigenase (COX) são comumente usados em lactentes com esta condição. No entanto, o benefício desses medicamentos é incerto.

Um novo estudo, publicado no The New England Journal of Medicine, avaliou se o manejo expectante seria não inferior ao tratamento precoce com ibuprofeno em relação à ECN, DBP moderada a grave ou óbito em uma idade pós-menstrual de 36 semanas.

bebê prematuro em UTIN com persistência do canal arterial

Manejo de PCA em prematuros

Um estudo internacional, multicêntrico, randomizado e controlado de não inferioridade foi conduzido em 17 unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN) na Holanda, Bélgica e Dinamarca, entre dezembro de 2016 e dezembro de 2020. Bebês com PCA confirmada por ecocardiograma (diâmetro, > 1,5 mm, com shunt da esquerda para a direita) e extremamente prematuros ( com idade gestacional inferior a 28 semanas) foram designados, de forma aleatória, para receber conduta expectante (CE) ou tratamento com ibuprofeno precoce (IP).

O desfecho primário composto incluiu ECN (estágio de Bell IIa ou superior), DBP moderada a grave ou óbito em 36 semanas de idade pós-menstrual.

Leia também: Paracetamol oral ou ibuprofeno oral para fechamento de canal arterial patente?

Resultados

Foram randomizadas 273 crianças. A mediana da idade gestacional foi de 26 semanas e a mediana do peso ao nascer foi de 845 g.

No grupo de IP, o ibuprofeno foi iniciado em uma idade pós-natal mediana de 63 horas em uma dose média de 10 mg/kg, seguido por duas doses subsequentes de 5 mg/kg. As características basais dos bebês e de suas mães foram semelhantes, exceto por uma maior incidência de síndrome HELLP (hemólise, enzimas hepáticas elevadas e plaquetas baixas) entre as mães no grupo de CE.

Um evento de desfecho primário ocorreu em 63 de 136 bebês (46,3%) no grupo de CE e em 87 de 137 (63,5%) no grupo de IP (diferença de risco absoluto, -17,2 pontos percentuais; limite superior do intervalo de confiança unilateral de 95% [IC 95%], -7,4; P <0,001 para não inferioridade).

A ECN ocorreu em 24 de 136 bebês (17,6%) no grupo de CE e em 21 de 137 (15,3%) no grupo de IP (diferença de risco absoluto, 2,3 pontos percentuais; IC bilateral de 95%, – 6.5 a 11.1). A DBP ocorreu em 39 de 117 lactentes (33,3%) e em 57 de 112 (50,9%), respectivamente (diferença de risco absoluto, -17,6 pontos percentuais; IC bilateral de 95%, -30,2 a -5,0). O óbito ocorreu em 19 de 136 lactentes (14,0%) e em 25 de 137 (18,2%), respectivamente (diferença de risco absoluto, -4,3 pontos percentuais; IC bilateral de 95%, -13,0 a 4,4). As frequências de outros eventos adversos foram semelhantes nos dois grupos.

Veja mais: Uso do propranolol em lactentes com quilotórax

Conclusão

A CE para PCA medindo mais de 1,5 mm de diâmetro não foi inferior ao tratamento precoce com ibuprofeno em relação à ECN, DBP moderada a grave ou óbito, e os resultados sugeriram um menor risco desse resultado no grupo de CE.

Comentários

O ibuprofeno é uma alternativa farmacológica para tratamento da PCA. Deve ser administrado em ciclo de 3 doses, com intervalo de 24h entre elas. Em geral, é prescrito da seguinte forma: 1ª dose: 10 mg/kg; 2ª dose: 5 mg/kg/; 3ª dose: 5 mg/kg. São contraindicações para seu uso: oligúria <1 ml/kg/h ou creatinina > 1,7 (> 48h vida); plaquetopenia; ECN ou sepse grave; hemorragia peri-intraventricular (HPIV) grau III ou IV; malformação gastrintestinal e renal; uso de corticosteroide e hiperbilirrubinemia grave.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades