Pesquisa identifica complicações em portadores de traço falciforme - PEBMED

Pesquisa identifica complicações em portadores de traço falciforme

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O traço falciforme acontece quando o indivíduo herda de um dos pais os genes causadores da anemia falciforme, porém não manifesta os sintomas da doença. No entanto, há a possibilidade de o portador transferir esses genes pra seus descendentes, que podem contrair a anemia falciforme, caracterizada pela deformação da hemácia que fica no formato de “foice”, fazendo com que essas células transportem com dificuldade o oxigênio no sangue e causem anemia.

Leia mais: Anemia falciforme: apresentação clínica e abordagem diagnóstica

Apesar de assintomáticos, indivíduos com este tipo de gene podem desenvolver complicações circulatórias, embolia pulmonar e problemas nos rins. Em um estudo revisional, pesquisadores investigaram os possíveis desfechos que portadores do traço falciforme poderiam ter no futuro. A pesquisa analisou sistematicamente 41 estudos de coorte populacional ou de controle e identificaram algumas doenças relacionadas a este tipo de condição hereditária.

As informações foram obtidas de bancos de dados de diversas pesquisas realizadas entre 1970 e 2018,e os resultados foram publicados em novembro deste ano na revista Annals of Internal Medicine. Os principais eventos identificados foram:

  • Complicações renais: a pesquisa observou alto risco de hematúria, doença renal crônica, proteinúria, albuminúria e, em alguns casos, houve a presença de insuficiência renal terminal.
  • Complicações vasculares: foram identificados altos riscos para o desenvolvimento de tromboembolismo venoso (Hazard ratio 1,6; IC 95% [1,05 a 2,45]) e embolia pulmonar (HR 3,9; IC 95% [2,2 a 6,9]). Não foram observados indícios de insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio ou hipertensão em pacientes com o traço falciforme
  • Em uma das análises foi identificado um pequeno risco para o desenvolvimento de lesão por esforço repetitivo (LER), principalmente a rabdomiólise em indivíduos portadores do gene. (Hazerd ratio ajustada 1,54; IC 95% [1,12 a 2,12]).
  • Não houve influência do traço falciforme no peso e na altura de crianças com o gene.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

4 comentários

  1. Quem tem traço falciforme, tem risco maior com o corona virus?

  2. Gostaria de saber paciente com o traço da anemia falciforme terá complicações com o coronaviros?????

    • Muito bom o artigo e a sociedade precisa muito das informações e pesquisas relacionadas aos sintomas do traço da anemia falciforme mais além de desejar um esforço maior para que não fosse negligenciado o direito do portador do traço falcemico nas políticas públicas também acredito que as pessoas que tem o traço falciforme não são assintomáticas e sofrem ao passar dos anos com problemas circulatórios infecções e dores pelo corpo.Tenho o traço e atualmente ando sofrendo com esses sintomas relacionados a anemia falciforme, se for em um hospital o médico disse que não pode fazer nada, já tive um atendimento desse tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar