Pesquisa revela complicações urológicas mais comuns em pessoas com diabetes tipo 1

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O diabetes tipo 1 é uma das principais causas de complicações urológicas e sexuais, porém a frequência de acúmulos dessas doenças ainda era desconhecida. Um estudo realizado por pesquisadores do Departamento do Centro de Pesquisas de Urologia e Diabetes, da Universidade de Washington, publicado na Diabetes Care, aponta que 65% das mulheres e 68% dos homens desenvolveram pelo menos um entre os diversos problemas acarretados pela doença crônica, como infecção no trato urinário, disfunção erétil (homens) ou sexual (mulheres), queda na libido, etc.

O estudo foi realizado com 713 homens e 652 mulheres em 2003 e 2010/2011. Entre as mulheres que participaram do questionário UroEDIC em 2011, 35% não relataram sinais de complicações, 39% tiveram uma doença decorrente do diabetes, 19% desenvolveram duas, 5% disseram ter tido três e 2% sofreram com mais de quatro enfermidades.

Leia mais: Eficácia do pâncreas artificial para o tratamento de diabetes tipo 1.

Dos homens, 31% não acusaram nenhuma complicação, 36% disseram sofrer com uma consequência urológica causada pelo diabetes do tipo 1, 22% relataram duas, 9% sofreram com três e 3% foram acometidos com quatro problemas originados pela doença crônica.

Conforme aponta a pesquisa, a disfunção sexual é a evolução mais recorrente do diabetes tipo 1 em 42% das mulheres e 45% dos homens que responderam ao questionário. Em segundo lugar, entre as mulheres, está a incontinência urinária (31%); entre os homens, é a queda no desejo sexual (40%). O terceiro lugar é ocupado pelo Sintoma do Trato Urinário Inferior (STUI) em ambos os sexos, sendo 22% entre as mulheres e 24% entre os homens.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

  • Burden of Urological Complications in Men and Women With Long-standing Type 1 Diabetes in the Diabetes Control and Complication Trial/Epidemiology of Diabetes Interventions and Complications Cohort Hunter WessellsBarbara H. BraffettSarah K. HoltAlan M. JacobsonJohn W.KusekCatherine CowieRodney L. DunnAruna V. Sarmathe DCCT/EDIC Study Group Diabetes Care 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar