Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

Pesquisadores associam consumo de álcool a risco de câncer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER3Uma pesquisa realizada na Nova Zelândia associou o consumo de álcool a sete tipos de câncer. Até mesmo os indivíduos que bebem socialmente (quantidade baixa ou moderada) têm mais chances de desenvolver a doença, do que aqueles que não bebem álcool.

De acordo com o estudo feito pelos pesquisadores, o consumo de bebidas alcoólicas foi responsável por cerca de 6% das mortes por câncer em 2012 no mundo, o que representa mais de 500 mil óbitos.

Os pesquisadores encontraram evidências da relação entre a ingestão de álcool em sete tipos de câncer: garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama. A frequência da doença é proporcional à quantidade ingerida: pessoas que bebem muito tem mais risco de desenvolver câncer. Mas os pesquisadores alertam que até mesmo quem bebe uma quantidade baixa e moderada de álcool está em risco. Não há nível seguro de consumo.

A pesquisa também indica que os benefícios de consumir álcool como, por exemplo, “uma taça de vinho por dia faz bem ao coração”, são cada vez menos relevantes em comparação aos efeitos negativos.

Para aqueles que largarem a bebida, há chances de reverter os riscos até certo ponto, nos cânceres de laringe, faringe e fígado.

500x120-CIRURGIA

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar