Leia mais:
Leia mais:
Plazomicina: uma alternativa para infecções complicadas do trato urinário?
Infecção do trato urinário: novo antibiótico para tratamento é aprovado

Plazomicina: uma alternativa para infecções complicadas do trato urinário?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em 2018, a Food and Drugs Administration (FDA) aprovou a plazomicina para uso em infecções do trato urinário, com cobertura para germe da família das bactérias Enterobacteriaceae, inclusive resistentes à carbapenêmicos produtoras de ESBL.

Leia maisInfecção do trato urinário: novo antibiótico para tratamento é aprovado

O crescente aparecimento de bactérias multidroga resistente necessita de novas opções de tratamento, especialmente no cenário intra hospitalar. Pacientes portadores de germes multirresistentes são três vezes mais propícios a receber antimicrobianos errados quando comparados a pacientes sem infecções multirresistentes.

Recentemente, o jornal americano New England Journal of Medicine publicou um estudo multicêntrico, multinacional, randomizado e duplo cego, de fase três, com objetivo principal de comparar Plazomicina com Meropenem no tratamento de infecções do trato urinário complicadas, incluindo pielonefrite aguda.

A proposta dos autores foi analisar 388 pacientes que preenchiam os seguintes critérios: cleareance de creatinina > 30ml/min com os mais diversos tipos de ITU complicada e dividi-los para receber Meropenem ou Plazomicina. O desfecho primário do estudo era cura.

Confira abaixo os resultados do estudo

• Idade média: 59,4 anos
• 72,2% apresentavam comprometimento função renal
• Patógeno mais comum: E.coli, seguido de K.pneumoniae
• 28% eram ESBL, 30% MDRD e 26,4% não eram susceptíveis a outro aminoglicosídeo

Desfechos

• Plazomicina não foi inferior ao Meropenem, isto é, ambos foram eficazes. A cura após 15 a 19 dias de início de terapia foi de 81,7% no grupo Plazomicina e 70,1% no grupo Meropenem.
• Função Renal: 3,6% dos pacientes do grupo Plazomicina tiveram eventos adversos relacionados à declínio da função renal, comparados a 1,3% dos doentes do grupo Meropenem. 2% em cada grupo interromperam o tratamento por efeitos adversos.
• Nenhuma morte ocorreu relacionada ao medicamento experimental.
• Na análise de subgrupos, mulheres com menos de 65 anos e função renal normal tiveram melhor resposta à plazomicina em comparação com meropenem.

O estudo traz a análise do uso de um novo aminoglicosídeo no combate às mais diversas infecções do trato urinário, principalmente por germes multirresistentes. Uma limitação foi a não utilização da droga em pacientes com disfunção renal muito importante. Por outro lado, em pacientes com função renal normal, a incidência de nefrotoxidade foi até menor no grupo plazomicina. Diante de tudo isso, vemos um novo antimicrobianos disponível no arsenal terapêutico médico e cabe a cada profissional avaliar o perfil de seu doente para utilização da droga.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Florian, M.E. Once-Daily Plazomicin for Complicated Urinary Tract Infections. February 21, 2019. N Engl J Med 2019; 380:729-740. DOI: 10.1056/NEJMoa1801467.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Julio Favero

    Dra. Jamili, bom dia.

    Em sua opinião, na pratica clínica qual seria o espaço da plazomicina entre outros antibioticos disponíveis nos hospitais? 1a linha, 2a linha,…?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar