Leia mais:
Leia mais:
Por que devemos fazer auditoria de Enfermagem no Centro Cirúrgico?

Por que devemos fazer auditoria de Enfermagem no Centro Cirúrgico?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As instituições de saúde investem hoje, mais do que nunca, na auditoria de contas hospitalares visando o ajuste dos custos cada vez mais crescentes. O centro cirúrgico é considerado por muitos, um dos setores de maior consumo de insumo material com grandes “oportunidades” para gerar desperdício.

Leia também: Aplicando gestão e liderança em Centro Cirúrgico

Por que devemos fazer auditoria de Enfermagem no Centro Cirúrgico?

Auditoria no centro cirúrgico

A auditoria de contas voltada para centro cirúrgico tem como objetivo a conferência dos procedimentos realizados, dos materiais utilizados e medicamentos administrados, correlacionando com o quadro clínico apresentado pelo cliente para envio às operadoras de saúde pagadoras. Esta auditoria pode ser subdividida em três principais grupos onde o primeiro corresponde à auditoria prospectiva, que visa a avaliação de procedimentos médicos antecedentes a sua realização para preventivamente detectar problemas, a segunda é conhecida como retrospectiva, que é realizada após alta do cliente e já a terceira é definida como auditoria concorrente e ocorre durante o período de hospitalização do paciente.

Um termo amplamente conhecido (e temido) na auditoria de contas é o conhecido como glosa. Este termo é definido por meio de uma invalidação ou negativa parcial/total de uma avaliação orçamentária, por serem consideradas ilegais ou indevidas, alusivas aos itens onde os auditores dos convênios não consideram pertinentes o pagamento.

Importância do registro

O registro dos profissionais de saúde corresponde de maneira significativa ao pagamento dos insumos utilizados, por isso destaca-se desde já, a importância em fazê-lo de maneira correta e integral. Cabe à instituição, sensibilizar os colaboradores quanto à importância do impacto na rentabilidade financeira relacionado ao registro das atividades multiprofissionais realizadas.

Observa-se que ao mesmo tempo em que o centro cirúrgico é uma das maiores fontes de desperdício, o setor também é uma das maiores fontes de receita das instituições de saúde. A unidade proporciona alto grau de complexidade correlacionada às especificidades dos processos realizados somada a necessidade de profissionais qualificados para proporcionar uma assistência com excelência.

Saiba mais: Cultura de Segurança no Centro Cirúrgico 

É necessário que o enfermeiro desenvolva seu olhar como gestor ao realizar a auditoria in loco no centro cirúrgico, pois desta forma este começa a adotar seu papel como agente transformador. Conhecendo os custos de cada etapa a tomada de decisão é facilitada, os recursos são utilizados de maneira adequada e há um maior controle do desperdício, otimizando assim os resultados.

A contribuição do enfermeiro auditor em centro cirúrgico vai desde o auxílio à equipe assistencial, até no subsídio da elaboração de pacotes de procedimentos cirúrgicos, visando melhorar a negociação comercial da instituição com as operadoras de saúde.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Carvalho R, Sousa MM. Gestão de custos no centro cirúrgico: impacto financeiro e perda de receita. REV. SOBECC, SÃO PAULO. ABR./JUN. 2021;26(2):84-90. # Cabral DB, et al. Critérios auditáveis para implementação de melhores práticas na adesão ao checklist cirúrgico. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2021;34. # Neves IF, et al. Ações de auditoria de enfermagem em centro cirúrgico: revisão integrativa da literatura. Brazilian Journal of Development, 2021. # Haddad MCFL, et al. Glosas hospitalares no centro cirúrgico: revisão integrativa da literatura. Brazilian Journal of Development, Curitiba. 2021;7(11):101942-101954. # Silveira AT, Silveira TT, Treviso P. Auditoria nos registros em centro cirúrgico. Rev. Adm. Saúde. 2018;18(72). # Oliveira DR, Jacinto SM, Siqueira CL. Auditoria de enfermagem em Centro Cirúrgico. RAS. 2013;15(61).
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.