Aplicando gestão e liderança em Centro Cirúrgico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma importante função atribuída ao enfermeiro é o papel de liderança e na gestão da unidade na qual está inserido. Para Castro e Oliveira (2019), o líder é aquele que através do exemplo é capaz de influenciar e com isso obter a motivação da equipe para alcançar resultados almejados, cabendo a este impulsionar, delegar e preparar sua equipe para atingir metas e lidar com imprevistos.

Leia também: Cirurgia plástica e os cuidados de enfermagem

Aplicando gestão e liderança em Centro Cirúrgico

Aplicação no Centro Cirúrgico

Martins et al (2021) afirmam que especialmente dentro do centro cirúrgico, devido a grande complexidade dos processos correlacionados, é importante que o enfermeiro tome posse de suas habilidades gerenciais como por exemplo a resolução de conflitos, tomada de decisão de forma prática e análise das práticas da enfermagem.

Alguns fatores extrínsecos inerentes da rotina do setor podem dificultar o desenvolvimento do enfermeiro quanto líder no centro cirúrgico. Silva et al (2019) destacam a relação, por vezes conflituosa, do enfermeiro com a equipe de enfermagem e os demais membros da equipe multiprofissional, exigindo destes profissionais o exercício da resiliência e constante aprimoramento profissional.

Deve-se evidenciar que o enfermeiro de centro cirúrgico tem suas tarefas permeadas por atividades de gestão, dentre elas o fluxo de pacientes, equipamentos, materiais especiais e produtos para a saúde (PPS). Entretanto, conforme estudado por Madrid, Kotekewis e Glanzner (2020), o estilo de gestão adotado pode influenciar a segurança dos processos, sendo importante destacar junto às equipes a importância da comunicação uma vez que esta é uma constante fonte de atritos.

O que fazer?

Para Medeiros (2018), a educação continuada in loco pode ser a chave na condução de temas ligados a conflitos interprofissionais já que, conforme este e os demais estudos consultados, este é sem dúvida o principal fator estressor e que dificulta a atuação do enfermeiro como gestor e líder. Medeiros (2018) por outro lado também destaca que manter um grupo de trabalho coeso e qualificado, boas parcerias de trabalho e participação ativa da do gestor setorial, facilitam a atuação do enfermeiro como líder.

Saiba mais: Quais ações de enfermagem sobre os pacientes neurocríticos?

Martins e Dall’Agnol (2016) também atribuem ao conhecimento científico uma maneira eficaz de estratégia gerencial. Para os autores fica claro que, em um ambiente onde as relações interdisciplinares são o maior desafio do enfermeiro como líder, o conhecimento técnico científico é grande aliado, pois contribui para que o profissional tome posse de sua liderança e tenha voz em meio às equipes.

Miranda (2018) também corrobora os casos acima estudados ao afirmar que estamos inseridos em uma era de reconstrução de saberes e que isso contribui para o desenvolvimento da autoestima e desempenho profissional, garantindo que exista maior segurança mediante do confronto de episódios desgastantes na rotina de trabalho diária.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Martins, Karoline Nogueira et al. Processo gerencial em centro cirúrgico sob a ótica de enfermeiros. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2021;34. Disponível em: http://www.revistanursing.com.br/revistas/249/pg47.pdf #Madrid, Bruna Pires; Kotekewis, Kamille; Glanzner, Cecília Helena. Nursing work in the surgical ward and psychosocial risks related to management modes. Revista Gaúcha de Enfermagem [online]. 2020;41. #Castro Lima dos Santos G, Oliveira Neves L. A liderança do enfermeiro na gestão de pessoas em bloco cirúrgico. Nursing [Internet]. 1º de fevereiro de 2019. #Silva, M de JM da; Et al. Atividades gerenciais desempenhadas pelo enfermeiro no centro cirúrgico: obstáculos enfrentados pelo profissional no setor. REAS [Internet]. 8 jul.2019. #Medeiro, Sandra Marcia Alves. Gestão em centro cirúrgico sob a perspectiva da educação permanente em saúde. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. #Miranda, Suna Moniz Marçal. O nível de estresse do profissional de enfermagem que atua no centro cirúrgico em um hospital privado do Distrito Federal. 2017. 25 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. #Martins, Fabiana Zerbieri e Dall’Agnol, Clarice Maria. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais. Revista Gaúcha de Enfermagem [online]. 2016;37(4).
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.