Leia mais:
Leia mais:
Pré-natal do parceiro: desafios e soluções
Consulta pré-natal com o pediatra: uma abordagem necessária, mas ainda pouco conhecida
Quiz: O que o enfermeiro precisa saber sobre hepatites virais para o acompanhamento do pré-natal na APS?
Repensando a assistência médica durante o pré natal
A diminuição da prática de exercícios físicos aumentou a depressão no pré natal?

Pré-natal do parceiro: desafios e soluções

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O pré-natal do parceiro é uma das formas de incluir os homens na paternidade consciente e ativa, além de promover ações de saúde para esse público que frequenta tão pouco as unidades de saúde. A inclusão dos parceiros visa à quebra de paradigmas, tendo em vista que, o planejamento reprodutivo e cuidados a família estiveram por tanto tempo vinculado apenas à mulher.

Leia também: Quiz: O que o enfermeiro precisa saber sobre hepatites virais para o acompanhamento do pré-natal na APS?

Pré-natal do parceiro: desafios e soluções

Importância da participação

A gestação é marcada por mudanças psicológicas tanto para as mulheres como para os homens. Ambos acrescentam ao papel de companheiro e companheira o de pai e mãe. Tal alteração é um marco do desenvolvimento do casal. E, em casos de desequilíbrios pode levar a crises emocionais, emoções instáveis, e até sintomas físicos como ganho de peso, enjoos, dentre outros que caracterizam a Síndrome de Couvade.

Embora exista uma tendência dos pais participarem mais ativamente do pré-natal e nascimento nos últimos anos, observamos na prática que muitos ainda não são incluídos no pré-natal do parceiro, conforme preconizado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) em 2009. O mesmo inclui acolhimento do parceiro desde a suspeita da gravidez, perpassando a oferta de testes rápidos de sífilis e HIV e aconselhamento, a atualização do cartão de vacina, a participação de atividades educativas, consultas e exames, e a participação no momento do parto.

Saiba mais: Exposição pré-natal ao álcool e efeitos adversos nos filhos

Ademais, é necessário pensar nesse cuidado para além dos preceitos biológicos e heteronormativos, considerando os diversos arranjos familiares existentes e possibilidades de vivências de paternagem. E, em todos os casos, o profissional de saúde deve respeitar a decisão da mulher de ser ou não acompanhada pelo parceiro nessas consultas.

Mensagem final

Portanto, os principais desafios e soluções são a mudança de paradigma de cuidados na atenção de pré-natal. Nesse cenário, o profissional focará no trinômio pai-mãe-criança e não no apenas binômio mãe-criança.  Contudo, é a partir dessas cisões de conhecimentos que nós, enfermeiras, avançaremos para a visão holística do indivíduo e entenderemos que a nossa profissão não cabe na visão biomédica. Que tal chamar o companheiro da gestante para próxima consulta de pré-natal e orientá-lo sobre os serviços disponíveis no serviço e seus direitos?

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Herrmann A, et al. Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2016.
  • Maldonado MT. Psicologia da gravidez: gestando pessoas para uma sociedade melhor. São Paulo: Ideias & Letras, 2017.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar