Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Primeira onda de Covid-19 no país aumentou a incidência de anorexia nervosa em crianças e adolescentes no Canadá

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Segundo um estudo conduzido no Canadá e publicado no JAMA Network Open Pediatrics, a primeira onda da pandemia de Covid-19 levou a um aumento nos diagnósticos e hospitalizações por anorexia nervosa em crianças e adolescentes no país.

A pandemia de Covid-19 teve consequências consideráveis para a saúde mental de crianças e adolescentes, incluindo a exacerbação de transtornos alimentares previamente diagnosticados. No entanto, pesquisadores questionam se a pandemia é um fator associado ao aumento concomitante de anorexia nervosa de início recente ou se a anorexia nervosa atípica permanece desconhecida. Dessa forma, o objetivo do estudo Trends in the Incidence of New-Onset Anorexia Nervosa and Atypical Anorexia Nervosa Among Youth During the COVID-19 Pandemic in Canada, de Agostino e colaboradores, foi avaliar a incidência e a gravidade da anorexia nervosa recentemente diagnosticada ou anorexia nervosa atípica em uma amostra canadense de pacientes pediátricos antes e durante a primeira onda da pandemia.

anorexia nervosa

Metodologia 

O estudo, transversal, analisou novos diagnósticos de transtorno alimentar realizados em seis hospitais pediátricos terciários no Canadá no período entre 1º de janeiro de 2015 e 30 de novembro de 2020. Foram incluídos pacientes de 9 a 18 anos de idade com um diagnóstico novo de anorexia nervosa ou anorexia nervosa atípica na avaliação do índice. A exposição às medidas de confinamento de saúde pública associadas a Covid-19 durante a primeira onda da pandemia (1° de março a 30 de novembro de 2020) foram analisadas.  

Os resultados primários foram a incidência e as taxas de hospitalização dentro de sete dias após um novo diagnóstico de anorexia nervosa ou anorexia nervosa atípica. As tendências da taxa de eventos durante a primeira onda foram comparadas com as tendências no período pré-pandêmico de cinco anos (1° de janeiro de 2015 a 28 de fevereiro de 2020) usando uma série temporal interrompida com modelos de regressão linear. Variáveis demográficas e clínicas foram comparadas usando um teste χ2 para dados categóricos e testes t para dados contínuos.

Resultados 

Foram incluídos 1.883 crianças e adolescentes com anorexia nervosa recém-diagnosticada ou anorexia nervosa atípica. A idade mediana foi 15,9 anos, sendo 1713 pacientes do sexo feminino (91%).  

Os pesquisadores descreveram que a incidência da doença aumentou de 24,5 para 40,6 casos por mês e as hospitalizações entre esses pacientes aumentaram de 7,5 para 20,0 por mês. Durante a primeira onda da pandemia, o início da doença foi mais rápido e a gravidade da doença foi maior na apresentação do que antes da pandemia. 

Os marcadores de gravidade da doença incluíram progressão mais rápida (média 7,0 meses versus 9,8 meses; P <0,001), maior perda de peso média (19,2% versus 17,5%; P = 0,01) e bradicardia mais profunda (frequência cardíaca média 57 batimentos por minuto [bpm] versus 63 bpm; P <0,001).

Conclusão 

Os pesquisadores descreveram um aumento na incidência e nas taxas de hospitalização de anorexia nervosa recentemente diagnosticada ou anorexia nervosa atípica em uma amostra nacional canadense de jovens durante a primeira onda da pandemia de Covid-19 no Canadá. Os pacientes diagnosticados nesse período tinham maior probabilidade de apresentar marcadores de doença de evolução rápida e mais graves. Esses resultados sugerem a necessidade de expansão dos serviços de transtornos alimentares, bem como de pesquisas para melhor compreender os motivadores e o prognóstico dessa população. No entanto, ainda são necessárias pesquisas para entender melhor os motivadores e o prognóstico desses pacientes e como melhor se preparar para suas necessidades de saúde mental no caso de futuras pandemias ou isolamento social prolongado.

Leia também: Covid-19: sintomas de longa duração são raros em crianças e adolescentes

Comentário

A Covid-19 tem colocado um enorme fardo sobre a saúde mental de todas as faixas etárias em todo o mundo. Antes da pandemia, as condições de saúde mental já eram uma das principais causas de incapacidade globalmente. Desde o início da pandemia, pesquisas em todo o mundo têm relatado um impacto psiquiátrico devastador em crianças, adolescentes e adultos, com descrição de aumento de casos de depressão, ansiedade, anorexia e inúmeros outros transtornos, culminando muitas vezes, em suicídio. Trata-se de um enorme problema de saúde pública e atenção deve ser dada à repercussão na qualidade de vida de crianças e adolescentes, que provavelmente reverberarão nos próximos anos.

Referências bibliográficas:

  • Agostino H, Burstein B, Moubayed D, et al. Trends in the Incidence of New-Onset Anorexia Nervosa and Atypical Anorexia Nervosa Among Youth During the COVID-19 Pandemic in Canada. JAMA Netw Open. 2021;4(12):e2137395. Published 2021 Dec 1. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.37395 

 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.