Projeto que garante licença-maternidade na adoção de adolescentes é aprovado no Senado

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O  Projeto de Lei 143/2016, que garante o direito à licença-maternidade remunerada de 120 dias à trabalhadora da iniciativa privada que adotar ou obtiver a guarda judicial de adolescente de até 18 anos, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. O benefício é concedido, atualmente, somente em caso de adoção de criança de até 12 anos de idade, conforme a Lei de Benefícios da Previdência Social (8.213/91). Agora, a proposta prossegue para aprovação pela Câmara dos Deputados.

Leia também: Experiências de licença-maternidade de mães médicas

Projeto que garante licença-maternidade na adoção de adolescentes é aprovado no Senado

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Números de adoção no Brasil

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em território brasileiro, sendo que desses, mais de 5 mil estão aptos para a adoção. Com a pandemia de Covid-19, contudo, as adoções foram sendo diminuídas. De acordo com o Conselho, 683 adoções foram efetuadas no Brasil no primeiro trimestre de 2020. Entretanto, esse número foi reduzido para 289 no mesmo período de 2021.

Importância da lei

De acordo com informações da Agência Senado, o autor do projeto, senador Telmário Mota (Pros-RR), salientou que o propósito é conceder suprema efetividade ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tratando de forma igual os efeitos trabalhista e previdenciário decorrentes da adoção de crianças e adolescentes. Essa medida tem a “capacidade de estreitar os laços afetivos entre o adotante e o adotando”, de acordo com o senador.

Saiba mais: Covid-19: sintomas de longa duração são raros em crianças e adolescentes

O Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) considera o projeto como um progresso significativo, encorajando o processo de adoção de adolescentes de mais idade.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar