Quais elementos são significativos para reduzir a lesão obstétrica do esfíncter anal?

A lesão obstétrica do esfíncter anal é algo muito preocupante. Um avaliou fatores que são importantes para diminuir a lesão.

A lesão obstétrica do esfíncter anal é algo muito preocupante para o obstetra e gestante. Afinal, diminui a qualidade de vida e aumenta a morbidade após o parto. Além disso, é uma experiência negativa de parto, que acarreta transtornos psicológicos na mãe, e posteriormente, pode afetar o bebê.

Pensando nisso, integrantes do departamento de obstetrícia de um hospital referência em partos na Dinamarca realizaram um estudo prospectivo com um número de 10.383 partos vaginais. O objetivo foi responder a seguinte pergunta: quais elementos são significativos para reduzir a lesão obstétrica do esfíncter anal?

lesão obstétrica do esfíncter anal

Lesão obstétrica do esfíncter anal

Indo na contramão das últimas diretrizes sobre assistência do período expulsivo, este artigo dinamarquês de 2021 mostra que a manobra de apoiar a cabeça do bebê com uma mão e proteger o períneo com outra diminui a lesão obstétrica do esfíncter anal, quando comparado com o famoso “hands off”.

A posição de cócoras junto com a não realização do apoio com as mãos do períneo, aumenta a chance de laceração perineal devido o estiramento das fibras musculares.

Leia também: Mulheres obesas enfrentam mais riscos de hemorragia pós-parto

Sendo assim, devemos repensar a assistência prestada no período expulsivo, além de disseminar informação que realmente empodere e ajude as gestantes no parto vaginal. Algo muito valioso para essas pacientes e que comprovadamente ajuda a manutenção do períneo íntegro é a realização de fisioterapia pélvica durante a gestação e seu suporte no trabalho de parto e puerpério.

O trabalho multidisciplinar junto com evidências científicas e respeito a paciente e sua família são essenciais para uma experiência positiva de parto e um aumento na chance de um períneo íntegro.

Referência bibliográfica:

  • Rasmussen, O.B., Yding, A., Andersen, C.S. et al. Which elements were significant in reducing obstetric anal sphincter injury? A prospective follow-up study. BMC Pregnancy Childbirth 21, 781 (2021). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04260-z

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.