Leia mais:
Leia mais:
Quiz: lesões tortuosas após contato com cimento. O que será?

Quais elementos são significativos para reduzir a lesão obstétrica do esfíncter anal?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A lesão obstétrica do esfíncter anal é algo muito preocupante para o obstetra e gestante. Afinal, diminui a qualidade de vida e aumenta a morbidade após o parto. Além disso, é uma experiência negativa de parto, que acarreta transtornos psicológicos na mãe, e posteriormente, pode afetar o bebê.

Pensando nisso, integrantes do departamento de obstetrícia de um hospital referência em partos na Dinamarca realizaram um estudo prospectivo com um número de 10.383 partos vaginais. O objetivo foi responder a seguinte pergunta: quais elementos são significativos para reduzir a lesão obstétrica do esfíncter anal?

lesão obstétrica do esfíncter anal

Lesão obstétrica do esfíncter anal

Indo na contramão das últimas diretrizes sobre assistência do período expulsivo, este artigo dinamarquês de 2021 mostra que a manobra de apoiar a cabeça do bebê com uma mão e proteger o períneo com outra diminui a lesão obstétrica do esfíncter anal, quando comparado com o famoso “hands off”.

A posição de cócoras junto com a não realização do apoio com as mãos do períneo, aumenta a chance de laceração perineal devido o estiramento das fibras musculares.

Leia também: Mulheres obesas enfrentam mais riscos de hemorragia pós-parto

Sendo assim, devemos repensar a assistência prestada no período expulsivo, além de disseminar informação que realmente empodere e ajude as gestantes no parto vaginal. Algo muito valioso para essas pacientes e que comprovadamente ajuda a manutenção do períneo íntegro é a realização de fisioterapia pélvica durante a gestação e seu suporte no trabalho de parto e puerpério.

O trabalho multidisciplinar junto com evidências científicas e respeito a paciente e sua família são essenciais para uma experiência positiva de parto e um aumento na chance de um períneo íntegro.

Autora:

Referência bibliográfica:

  • Rasmussen, O.B., Yding, A., Andersen, C.S. et al. Which elements were significant in reducing obstetric anal sphincter injury? A prospective follow-up study. BMC Pregnancy Childbirth 21, 781 (2021). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04260-z
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.