Leia mais:
Leia mais:
Estudo PREVENTT: correção de anemia com ferro venoso no perioperatório não altera mortalidade
Qual a investigação inicial da anemia e quando encaminhar o caso ao hematologista?
Gravidade da anemia na gestação e desfechos adversos maternos e fetais
Anemia ferropriva: fisiopatologia e fatores de risco
Abordagem diagnóstica da anemia

Qual a investigação inicial da anemia e quando encaminhar o caso ao hematologista?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No episódio de hoje, o especialista em hematologista e colunista do Portal PEBMED, Felipe Mesquita, comenta sobre o rastreio da anemia, possíveis causas e quais sinais de alerta devem ser considerados para encaminhar o paciente ao especialista.

Na avaliação médica, seria correto abordar uma criança de dois anos de idade cursando com anemia hipoproliferativa, microcítica e hipocrômica da mesma forma que uma idosa com anemia normocítica e normocrômica associada a alterações do trânsito intestinal? Será que, na prática clínica, várias formas de anemia podem se sobrepor? É isso que vamos abordar neste podcast!

Saiba mais sobre o diagnóstico da anemia!

Aperte o play e confira!

Histórico

A abordagem das anemias talvez deva ser considerada a principal função do clínico dentro do mundo da hematologia. Para se ter uma ideia da importância do tema, em 2013, dentre as 1.93 bilhões de pessoas anêmicas (27% da população mundial), a deficiência de ferro foi relatada como a principal etiologia. Em linha com esse dado, a Organização Mundial de Saúde (OMS), em documento expedido em 2011, estima que as populações mais sensíveis ao desenvolvimento de anemia, sendo a carencial a etiologia mais comum, são crianças e mulheres gestantes e não-gestantes, correspondendo respectivamente a 42%, 38% e 29%. Não se pode esquecer, no entanto, que as anemias possuem etiologias múltiplas e que a simples prova terapêutica com componentes férricos/ferrosos não deve ser encorajada, uma vez que pode atrasar o diagnóstico de causas mais graves e que necessitem de abordagem imediata.

Tipos de anemia

Definimos como tendo anemia o paciente que possui níveis baixos de hemoglobina no hemograma, habitualmente níveis menores que 2 desvios-padrão da média. As anemias podem ser divididas em alguns grupos que auxiliam no diagnóstico diferencial: as hipoproliferativas (redução da produção medular) e as hiperproliferativas (destruição periférica). São os reticulócitos então que nos auxiliarão logo no início desse processo investigativo.

Tópicos Abordados neste podcast:

  • Como classificar os tipos de anemia?
  • Quais são as possíveis causas de anemia e quais delas são as causas mais comuns?
  • Quais são os sinais de alerta que devem motivar maior investigação e encaminhamento?
  • Quais os exames adicionais que devem ser solicitados para diferenciar os quadros clínicos?

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.