Leia mais:
Leia mais:
Qual é a incidência de artrite psoriásica em pacientes que fazem uso de biológicos para o tratamento da psoríase?
Psoríase: questões sobre o diagnóstico e tratamento
Psoríase: do diagnóstico ao tratamento [vídeo]
Quiz: Mulher com dores articulares e deformidades nos dedos das mãos. Qual o diagnóstico?
Artrite psoriásica: brodalumabe pode auxiliar no tratamento?

Qual é a incidência de artrite psoriásica em pacientes que fazem uso de biológicos para o tratamento da psoríase?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A psoríase é uma doença cutânea inflamatória comum, acometendo cerca de 2,5% da população mundial. Cerca de 30% dos pacientes com psoríase vão desenvolver artrite psoriásica (PsA), geralmente 10 anos após o início da doença cutânea.

O uso de biológicos no tratamento da PsA demonstrou redução na progressão da doença. Desse modo, é razoável considerar que esses tratamentos também podem retardar (ou até prevenir) o desenvolvimento de PsA em pacientes com psoríase.

O objetivo desse estudo é avaliar se os biológicos impactam no risco de desenvolvimento de PsA em pacientes com psoríase.

Leia também: Psoríase: questões sobre o diagnóstico e tratamento

Qual é a incidência de artrite psoriásica em pacientes que fazem uso de biológicos para o tratamento da psoríase

Métodos

Trata-se de um estudo de caso-controle aninhado que foi conduzido utilizando dados de seguro de saúde em Israel (cobertura >2 milhões de habitantes).

Para ser incluído como caso, o paciente deveria estar em uso de biológico (adalimumabe, etanercepte, infliximabe, ustequinumabe, secuquinumabe, ixequizumabe ou guselcumabe) para o tratamento da psoríase, mas não poderia ter o diagnóstico de PsA previamente ou no momento do início do biológico. Controles foram selecionados a partir do grupo de pacientes com psoríase sem uso de biológicos; apesar de não haver dados definitivos sobre a associação entre gravidade de lesão cutânea e PsA, os autores selecionaram pacientes com doença mais resistente, que fizeram uso prévio de 2 terapias sistêmicas ou 1 terapia sistêmica com fototerapia, para evitar viéses.

O tempo de seguimento máximo incluído foi de 10 anos para ambos os grupos, uma vez que pacientes com tempo de doença maior que 10 anos possuem um risco aumentado de PsA e os biológicos só estavam disponíveis para uso clínico a partir de 2005.

O desfecho primário analisado foi a chance da ocorrência de PsA nos diferentes grupos.

Resultados

Foram incluídos 1.326 pacientes (663 no grupo biológico e 663 no grupo controle), com predomínio do sexo masculino (cerca de 65% em ambos os grupos). O grupo de pacientes com biológicos apresentou idade média e IMC menores; ao contrário, o tempo do diagnóstico até o início do tratamento foi maior.

Saiba mais: Artrite psoriásica: Tratamento com guselcumabe em pacientes sem exposição prévia a biológicos

Pacientes em uso de biológico apresentaram uma menor chance de desenvolverem PsA após 10 anos de tratamento (11,1 vs. 16,4%, p=0,0006). Essa diferença se manteve após análises utilizando escores de propensão. O risco relativo ajustado foi de 1,39 (IC95% 1,03-1,87).

Comentários

Esse estudo traz dados interessantes a respeito da conversão da psoríase para PsA nos pacientes que fazem uso de biológico. Os resultados encontrados sugerem que o tratamento com biológicos é capaz de retardar o surgimento da PsA.

Desse modo, podemos considerar que exista uma janela de oportunidade ideal para o tratamento da psoríase com esse grupo de medicamentos e que seu uso precoce poderia reduzir a chance da doença e, consequentemente, reduzir as sequelas relacionadas à ela, especialmente naqueles com alto risco de conversão para artrite psoriásica (PsA).

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Rosenthal YS, Schwartz N, Sagy I, et al. Incidence of Psoriatic Arthritis Among PatientsReceiving Biologic Treatments for Psoriasis: A NestedCase–Control Study. Arthritis Rheumatol. 2021. doi: 10.1002/art.41946.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.