Leia mais:
Leia mais:
ACC 2022: alirocumab + estatina em pacientes com IAM – PACMAN-AMI trial
Avaliação do cálcio coronário ou escores de risco para predição de eventos cardiovasculares e indicação de estatina?
Descontinuar o uso de estatinas em idosos pode impactar nos desfechos clínicos?
Há benefício de estatinas para prevenção primária em idosos?
Check-up Semanal: atualização em câncer de endométrio, prognóstico na fibrose pulmonar e mais! [podcats]

Qual o risco x benefício das estatinas em idosos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As estatinas estão recomendadas como profilaxia secundária em todos os pacientes com cardiopatia por aterosclerose (infarto agudo do miocárdio – IAM/acidente vascular cerebral – AVC), bem como na profilaxia primária em indivíduos de moderado a alto risco. Contudo, em idosos, questiona-se o risco x benefício desses medicamentos, pois a menor expectativa de vida poderia não dar tempo de ter todos os benefícios da droga.

Por esse motivo, há um ensaio clínico em andamento, o “Statin Therapy for Reducing Events in the Elderly (STAREE)”. Enquanto ele não fica pronto, pesquisadores israelenses fizeram uma coorte de pacientes e mostraram resultados interessantes.

vidro de estatinas virado sobre a mesa

Uso das estatinas em idosos

Foram incluídos pacientes com mais de 65 anos de idade, acompanhados ao longo de dez anos, e analisadas a mortalidade e o risco de eventos cardiovasculares. Mais de 19 mil pacientes foram incluídos, sendo que 27% fizeram uso de estatina.

Os resultados mostraram que os usuários regulares de estatina tiveram um risco 34% menor de morte e 20% de eventos cardiovasculares. Além disso, o benefício foi o mesmo naqueles com mais de 75 anos de idade.

Conclusões

Qual a mensagem prática? No paciente de maior risco, a estatina está cada vez mais consolidada como o principal tratamento da aterosclerose, e não é apenas a idade que deve contrapor seu uso. O médico deve avaliar a fragilidade e a expectativa de vida.

Idosos “inteiros” fazem jus à droga assim como os adultos jovens. A dúvida ficará no idoso com neoplasia ou demência avançada, como discutimos em textos anteriores.

Referência bibliográfica:

  • Eilat‐Tsanani S, Mor E, Schonmann Y. Statin Use Over 65 Years of Age and All‐Cause Mortality: A 10‐Year Follow‐Up of 19 518 People. Journal of the American Geriatrics Society. Volume67, Issue10. October 2019. P 2038-2044.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.