Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: nova diretriz para TPV, probióticos na tolerância à APLV e mais! [podcast]
Atualização no tratamento da hipertensão arterial pulmonar
Crianças e adolescentes não sofrem lesões ligamentares do tornozelo?
O papel do peptídeo natriurético cerebral na fibrilação atrial
Tratamento da policitemia vera: conceitos importantes

Quando usar imagem intracoronariana? Veja recomendações

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em junho, o American College of Cardiology (ACC) publicou os keypoints a serem lembrados sobre o uso clínico de imagem intracoronariana, do European Expert Consensus. A PEBMED separou para você as principais recomendações. Veja abaixo:

– A imagem intracoronariana por ultrassonografia intravascular (USIV) e tomografia de coerência óptica (OCT) fornecem informações valiosas que podem ser usadas clinicamente para otimizar a implantação do stent e minimizar os problemas relacionados.

– USIV e OCT são equivalentes, e superiores à angiografia, em orientar e otimizar a maioria dos procedimentos de intervenção coronariana percutânea (ICP). Ambos podem identificar características de implante de stent ideal e mecanismos de falha, que não podem ser capturados apenas pela angiografia coronariana.

LEIA MAIS: ICP – veja os keypoints da nova diretriz brasileira

– É possível avaliar a espessura do cálcio pela OCT. Arco de cálcio total > 180 ° e aumento da espessura de cálcio > 0,5 mm estão associados a maior risco de subexpansão do stent.

– Pacientes com alto risco de desenvolver lesão renal aguda induzida por contraste podem se beneficiar de ICP guiada pela USIV, devido ao potencial de menor volume de contraste.

– A imagem intracoronariana deve ser obrigatória em caso de falha de qualquer dispositivo para agilizar a identificação de possíveis preocupações de segurança e é recomendada para avaliação de qualquer novo stent farmacológico.

LEIA MAIS: Estamos superutilizando os stents?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Clinical Use of Intracoronary Imaging. Part 1: Guidance and Optimization of Coronary Interventions. An Expert Consensus Document of the European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions. Eur Heart J 2018;May 22.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar