Quanto tempo esperar para gravidez após cirurgia laparoscópica para endometriose?

Análise retrospectiva acompanhou pacientes desejavam gravidez após tratamento de endometriose laparoscópico.

A endometriose é uma doença inflamatória crônica que afeta 5% das mulheres, causando dor pélvica crônica com prejuízos na qualidade de vida e taxas de infertilidade entre 25% e 50% das pacientes acometidas. Muitas vezes é necessário realizar tratamento de endometriose laparoscópico por causa da dor ou devido à infertilidade.

Leia também: Exercício de alta intensidade durante a gravidez

Em maio de 2023, foi publicado um artigo no International Journal of Gynecology & Obstetrics com o objetivo de encontrar os fatores que influenciam o tempo até a gravidez após a intervenção laparoscópica e avaliar o momento adequado para iniciar a terapia de reprodução assistida (TRA).

Quanto tempo esperar para gravidez após cirurgia laparoscópica para endometriose?

Métodos

Os autores realizaram uma análise retrospectiva que incluiu uma avaliação prospectiva de pacientes com infertilidade e com diagnóstico de endometriose. Um subgrupo de pacientes que desejavam engravidar após a intervenção laparoscópica (102 pacientes) foi acompanhado por 36 a 197 meses após a cirurgia pelos pesquisadores.

Resultados

Quase 70% das pacientes engravidaram após a laparoscopia. Dessas, 58,8% tiveram nascido vivo. No grupo de pacientes que engravidaram, o tempo de infertilidade foi significativamente menor (2,7 ± 2,1 anos versus 4,7 ± 3,2 anos). Já o tempo médio até a gravidez após a intervenção laparoscópica foi de oito meses, e, após 38 meses, nenhuma gravidez ocorreu.

Não houve diferenças significativas dos resultados quando se dividiam os grupos entre maiores e menores de 35 anos. Contudo, a idade ainda é um fator relevante para a fertilidade nas pacientes com endometriose. Além disso, outros dois fatores importantes são os anos de infertilidade e a existência de gestação prévia.

Saiba mais: Recorrência de distúrbios hipertensivos da gravidez

Conclusão

De acordo com este artigo, o momento ideal para a gravidez no grupo de pacientes com endometriose e infertilidade foi no primeiro ano (dentre os primeiros 12 meses). Já para mulheres com classificação de endometriose (rASRM) estágios I e II revisada pela American Society for Reproductive Medicine, a gravidez espontânea provavelmente pode ser adiada por até 24 meses. Mas em pacientes com rASRM estágios III e IV, a TRA pode ser considerada após 12 meses.

Mensagem prática

O ginecologista deve ter cuidado com o momento de outras intervenções após a operação, individualizando cada caso. Para pacientes mais novas temos mais tempo para aguardar uma gestação espontânea, porém a conduta pode não ser a prudente no caso de pacientes mais velhas.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Tahmasbi Rad, M, Akpinar-Isci, D, Nobs, T, Gasimli, K, Becker, S. Pregnancy after laparoscopic surgery for endometriosis: How long should we wait? A retrospective study involving a long-term follow up at a university endometriosis center. Int J Gynecol Obstet. 2023; 00: 1- 7. DOI: 10.1002/ijgo.14849