Quiz: Enfermagem e seu papel na vida do paciente diabético

No dia 14 de novembro celebramos o Dia Mundial do Diabetes, data criada pela Federação Internacional de Diabetes em conjunto com a OMS.

*Este conteúdo foi produzido em parceria com a colunista Mariana Marins.

Hoje, 14 de novembro celebramos o Dia Mundial do Diabetes, data criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cujo objetivo era a conscientização populacional sobre os efeitos do diabetes na saúde e na mortalidade dos portadores. 

O tema central em comemoração desse dia neste ano faz uma homenagem aos enfermeiros, reconhecendo seu importante papel nos cuidados e na educação da condição de vida do paciente diabético. O tema deste ano é “Enfermeiros Fazem a Diferença”. 

O diabetes é uma doença crônica na qual o organismo produz de maneira insuficiente ou não é capaz de absorver a insulina, cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia.  

O tratamento do diabetes envolve alterações no estilo de vida, atividades físicas e alimentação, o uso de medicamentos pode ser necessário. Dentre eles, temos a insulina injetável, hipoglicemiantes orais dentre outros fármacos, além é claro do monitoramento da glicemia para prevenir complicações.

diabetes

Diabetes gestacional

diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido como aumento dos níveis de glicose sanguínea e é normalmente diagnosticado na gravidez em torno de 28 semanas. Ocorre a resistência à insulina devido aos aumentos hormonais e também a não resposta do organismo ao aumento das necessidades de insulina.  

O metabolismo dos carboidratos também altera as necessidades de insulina. O feto pode produzir sua própria insulina, de modo que a secretará para combater o açúcar no sangue que é passado pela mãe através da placenta. 

Isso pode tornar a mãe hipoglicêmica, pois o bebê produz sua própria insulina, mas precisa da glicose da mãe para metabolizá-la o que pode torná-la mais propensa a ter hipoglicemia. 

Considerando os riscos para a mãe e o bebê, é importante que as equipes que acompanham o pré-natal tenham um olhar cuidadoso com essa mulher. Nesse sentido a anamnese durante a primeira consulta e a avaliação de risco gestacional, a cada consulta, são indispensáveis. Alguns exemplos de fatores de risco para diabetes gestacional são:  

  • Gestantes com idade superior a 35 anos ou de baixa estatura (menor de 1,50m);
  • História pessoal anterior de DMG ou alterações metabólicas (Síndrome do ovário policístico, hipertrigliceridemia, acantose nigricans, doença cardiovascular metabólica); 
  • Obesidade/sobrepeso/ganho excessivo de peso entre as consultas; 
  • História familiar (pai ou mãe) de diabetes; 
  • Antecedentes obstétricos de pré-eclampsia ou hipertensão na gravidez atual; 
  • Crescimento fetal em excesso ou polidrâmnio ou história anterior de morte fetal ou neonatal, ou de macrossomia (peso ≥ 4,0 kg) 

É importante destacar que, durante o acompanhamento pré-natal, é necessário a solicitação de exames laboratoriais. Dentre os exames, a glicemia em jejum é solicitada na primeira consulta. Caso a gestante apresente glicemia de 92mg/dL até 125mg/dL considera-se DMG e é solicitado o teste oral de tolerância a glicose (TOTG). Em mulheres com glicemia abaixo de 92mg/dL, na primeira consulta, solicita-se o TOTG somente com idade gestacional (IG) de 24 a 28 semanas, para nova investigação. Com o monitoramento adequado é possível prevenir a DMG e suas complicações. Caso a diabetes não seja evitada, é necessário o encaminhamento ao pré-natal de alto risco e o monitoramento regular da glicemia, junto ao tratamento proposto (alimentar/medicamentoso).

Agora te convido a responder este quiz relacionado a diabetes gestacional.

Quiz

Quiz PEBMED

Autoras:

Mariana Marins

Veja outros quizzes em enfermagem:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.