Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: dose de reforço da Pfizer, tratamento da escabiose e mais! [podcast]
O manejo da diabetes na doença renal crônica: alvos e insulina
A pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes nos casos de síndrome dos ovários policísticos
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca

Quiz: Enfermagem e seu papel na vida do paciente diabético

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

*Este conteúdo foi produzido em parceria com a colunista Mariana Marins.

Hoje, 14 de novembro celebramos o Dia Mundial do Diabetes, data criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cujo objetivo era a conscientização populacional sobre os efeitos do diabetes na saúde e na mortalidade dos portadores. 

O tema central em comemoração desse dia neste ano faz uma homenagem aos enfermeiros, reconhecendo seu importante papel nos cuidados e na educação da condição de vida do paciente diabético. O tema deste ano é “Enfermeiros Fazem a Diferença”. 

O diabetes é uma doença crônica na qual o organismo produz de maneira insuficiente ou não é capaz de absorver a insulina, cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia.  

O tratamento do diabetes envolve alterações no estilo de vida, atividades físicas e alimentação, o uso de medicamentos pode ser necessário. Dentre eles, temos a insulina injetável, hipoglicemiantes orais dentre outros fármacos, além é claro do monitoramento da glicemia para prevenir complicações.

diabetes

Diabetes gestacional

diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido como aumento dos níveis de glicose sanguínea e é normalmente diagnosticado na gravidez em torno de 28 semanas. Ocorre a resistência à insulina devido aos aumentos hormonais e também a não resposta do organismo ao aumento das necessidades de insulina.  

O metabolismo dos carboidratos também altera as necessidades de insulina. O feto pode produzir sua própria insulina, de modo que a secretará para combater o açúcar no sangue que é passado pela mãe através da placenta. 

Isso pode tornar a mãe hipoglicêmica, pois o bebê produz sua própria insulina, mas precisa da glicose da mãe para metabolizá-la o que pode torná-la mais propensa a ter hipoglicemia. 

Considerando os riscos para a mãe e o bebê, é importante que as equipes que acompanham o pré-natal tenham um olhar cuidadoso com essa mulher. Nesse sentido a anamnese durante a primeira consulta e a avaliação de risco gestacional, a cada consulta, são indispensáveis. Alguns exemplos de fatores de risco para diabetes gestacional são:  

  • Gestantes com idade superior a 35 anos ou de baixa estatura (menor de 1,50m);
  • História pessoal anterior de DMG ou alterações metabólicas (Síndrome do ovário policístico, hipertrigliceridemia, acantose nigricans, doença cardiovascular metabólica); 
  • Obesidade/sobrepeso/ganho excessivo de peso entre as consultas; 
  • História familiar (pai ou mãe) de diabetes; 
  • Antecedentes obstétricos de pré-eclampsia ou hipertensão na gravidez atual; 
  • Crescimento fetal em excesso ou polidrâmnio ou história anterior de morte fetal ou neonatal, ou de macrossomia (peso ≥ 4,0 kg) 

É importante destacar que, durante o acompanhamento pré-natal, é necessário a solicitação de exames laboratoriais. Dentre os exames, a glicemia em jejum é solicitada na primeira consulta. Caso a gestante apresente glicemia de 92mg/dL até 125mg/dL considera-se DMG e é solicitado o teste oral de tolerância a glicose (TOTG). Em mulheres com glicemia abaixo de 92mg/dL, na primeira consulta, solicita-se o TOTG somente com idade gestacional (IG) de 24 a 28 semanas, para nova investigação. Com o monitoramento adequado é possível prevenir a DMG e suas complicações. Caso a diabetes não seja evitada, é necessário o encaminhamento ao pré-natal de alto risco e o monitoramento regular da glicemia, junto ao tratamento proposto (alimentar/medicamentoso).

Agora te convido a responder este quiz relacionado a diabetes gestacional.

Quiz

Quiz PEBMED

Autoras:

Mariana Marins

Veja outros quizzes em enfermagem:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.