Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?
Cadastrar GrátisJá tem cadastro? Faça seu login
Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED
Qual o sinal apresentado na radiografia da imagem abaixo? Responda ao nosso quiz e teste seus conhecimentos!
Quiz
quiz
Continue testando seus conhecimentos:
- Quiz: diante dos achados clínicos e de imagem, qual é a hipótese diagnóstica?
- Quiz: criança com baixa estatura; qual o diagnóstico?
- Quiz: paciente com queixa de dor abdominal à direita; qual o diagnóstico?
Autor:
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e especialização em Cinesioterapia Avançada pela PUC-RS em 2007 Trabalhou na área de equoterapia durante 3 anos. Trabalhou na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) por 5 meses. Atualmente trabalha no setor de emergência do mesmo hospital realizando atendimento fisioterapêutico nas áreas de fisioterapia respiratória e cinesioterapia. Professor convidado do curso de especialização em enfermagem em emergência da Universidade São Camilo (região Sul) e dos cursos de especialização pós-técnica em enfermagem em emergência e terapia intensiva do Hospital Moinhos de Vento – PROADI/SUS.
A imagem não nos permite dizer tratar-se de situa inversos ou apenas de dextrocardia já que não demonstra a presença da camara de ar do estomago
Não concordo.
A hemicúpula diafragmática esquerda encontra-se mais elevada do que a da direita,indicando que o fígado encontra-se tb,em posição reversa,ouseja,localizado à esquerda.
O diafragma direito é mais elevado que o esquerdo devido a presença do fígado. Na imagem temos que o diagrama esquerdo é o mais elevado o que então fala a favor de Situs Inversus.
A radiografia do paciente em epigrafe sugere realmente tratar-se de dextrocardia em situs inversus, estando de acordo com Nelson e com Luann. A hemicupula diafragmatica mais alta está à esquerda, quando no situs solitus é à direita. Alem disso, o botão aórtico aparece à direita quando o normal é à esquerda. São, portanto, sinais de inversão visceral. A dextrocardia isolada frequentemente vem acompanhada de outras anomalias. (v. “Dextrocardia em situs inversus: o errado pode estar correto”. Revista Brasileira de Cardiologia.24(3):192-195.