Leia mais:
Leia mais:
Rastreabilidade em CME: o que é e por que devemos fazer?

Rastreabilidade em CME: o que é e por que devemos fazer?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O conceito de rastreabilidade tem adquirido grande importância nos últimos anos por permitir traçar a história, aplicação, uso e localização de um artigo para a saúde. Isso garante a qualidade do processo como um todo e fortalece a relação de confiança entre o paciente e as instituições de saúde.

Martins e Ribeiro (2017) definem a rastreabilidade como a capacidade de esquematizar a linha histórica de todo o processamento dos produtos para saúde (PPS) e de sua utilização através de informações antecipadamente registradas, por meio de um sistema de informação que pode ser manual ou automatizado, de todas as etapas de limpeza, desinfecção e/ou esterilização.

Leia também: Quais ações de enfermagem sobre os pacientes neurocríticos?

A rastreabilidade nos proporciona a segurança de que apenas artigos processados adequadamente e de origem conhecida terão contato com o paciente, além de auxiliar na identificação de artigos como danificados com grande segurança e agilidade.

Segundo Possari (2010) a rastreabilidade pode ser dividida em logística e qualitativa, sendo a primeira relacionada à identificação da localização do material, sua origem, destino e necessidade de recall. Já a segunda está pautada em descobrir desvios e falhas qualitativas e onde é possível intervir.

Rastreabilidade em CME: o que é e por que devemos fazer?

Rastreabilidade em CME

Quando falamos de CME e rastreabilidade, estamos falando de qualidade atrelada ao processo, estabelecendo padrões, avaliando as conformidades e podendo agir quando necessário para buscar melhorias. Além disto, o usuário já politizado deseja transparência e quer compreender a origem dos artigos para saúde utilizados em seu tratamento.

Perroni (2010) também afirma que realizar a rastreabilidade no CME de maneira eficaz, integrada e em tempo real garante respaldo legal as instituições de saúde, que por sua vez devem cumprir as exigências contidas na resolução especial (RE) nª 2606, de 11/08/2006 artigo 2ª.

Gaziano, Silva e Psaltikidis (2011) afirmam que a informatização da rastreabilidade é a forma mais prática e segura de realizar este processo, sendo o uso de código de barras aplicado tanto aos instrumentos quanto as caixas, uma maneira de realizar o monitoramento dos itens e sua circulação, obter relatórios de consumo e poder correlacionar às informações em casos de notificação de infecção associada ao sitio cirúrgico.

Saiba mais: Estresse e a equipe de enfermagem em centro cirúrgico

Segundo Fernandes e Et al (2022), a implementação da rastreabilidade também é um processo de educação continuada interna já que conta com o fator humano para sua execução e interpretação dos dados obtidos.

Mensagem final

O engajamento e o treinamento contínuo na CME são de extrema importância para um processo de rastreabilidade bem sucedido e seguro, trazendo ainda mais qualidade para o suporte e assistência de enfermagem. Para Cividini (2019) a educação do colaborador na instituição deve ser um método que o torne apto a realizar adequadamente suas atividades e também o deixe preparado para possíveis oportunidades de plano de carreira, através de novos conhecimentos.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Fernandes Silva T; et al. Implementação de processo de identificação e rastreio do material processado em um centro de material e esterilização. HRJ [Internet]. 6º de janeiro de 2022. #Cividini FR. Estratégias de ensino e treinamento em centro de material e esterilização: revisão integrativa. Var. Sci. - Ci. Saúde [Internet]. 30º de dezembro de 2019. #Martins F, Ribeiro M. Implantação e uso de sistema de rastreabilidade automatizado em central de materiais e esterilização. Revista SOBECC [Internet]. 2017. #Graziano KU, Silva A; Psaltikidis EM. Enfermagem em Central de Material e Esterilização. Barueri, SP: Manole, 2011. #Possari JF. Centro de Material e Esterilização: Planejamento, Organização e Gestão. 4ª Edição. Rev. Atual e ampl. São Paulo: Iátria, 2010.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.