Reabilitação nas doenças pulmonares

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é caracterizada por um declínio físico e funcional progressivo, com sobrevida média de três a cinco anos após o diagnóstico. Embora as terapias farmacológicas possam retardar a perda funcional, seu efeito sobre os sintomas e qualidade de vida são modestos. A reabilitação, um atendimento multidisciplinar individualizado com um programa de exercícios e educação, originalmente desenvolvido e validado em pessoas com DPOC, é capaz de melhorar a capacidade de exercício, a dispneia e a qualidade de vida na FPI.

O objetivo deste estudo de vida real foi comparar as respostas de pacientes com FPI com um grupo pareado de pacientes com DPOC submetidos ao mesmo acompanhamento ambulatorial com um programa de reabilitação pulmonar.

reabilitação

Métodos

Foram recrutados pacientes de um único centro no período de 2013 a 2018. Os critérios de inclusão foram um diagnóstico primário de FPI determinado por uma equipe multidisciplinar especializada encaminhado para reabilitação. Critérios de exclusão incluíram um diagnóstico coexistente de DPOC. O grupo controle foi composto por pacientes com DPOC. A aderência foi definida como o número de sessões supervisionadas que o paciente participou. A conclusão foi definida como presença na avaliação após reabilitação pulmonar e tendo feito oito sessões supervisionadas. Mortalidade por todas as causas e, quando relevante, tempo até a morte foram registrados um ano após a avaliação subsequente. Os pacientes foram submetidos a um programa ambulatorial de oito semanas que incluiu dois exercícios supervisionados e sessões de educação, bem como exercício domiciliar não supervisionado a cada semana.

Resultados

Um total de 228 pacientes com FPI foram abordados durante o período de estudo. Considerados os fatores de exclusão, foram incluídas 163 pessoas com FPI que foram pareados 1:1 com um grupo de controle de pessoas com DPOC. Conclusão da reabilitação pulmonar foi semelhante em ambos os grupos (FPI, 69%; DPOC, 63%; P = 0,24). Após a reabilitação pulmonar, ambos os grupos apresentaram melhora significativa da dispneia, a distância caminhada e de qualidade de vida. Oitenta e oito por cento dos pacientes com FPI relataram sentir-se “muito melhor” ou “um pouco melhor” após a reabilitação pulmonar em comparação com 91% dos pacientes com DPOC. Dos 163 participantes com FPI, seis morreram antes de completar a reabilitação pulmonar. Dos 157 restantes, 42 (27%) morreram no período de acompanhamento de um ano. Uma associação significativa foi demonstrada entre o estado de reabilitação pulmonar e mortalidade na análise univariada. Quando estratificado de acordo com o status da reabilitação pulmonar, uma proporção maior de não completos e não respondedores morreram no período de um ano em comparação com respondedores (40%, 24% e 10%, respectivamente; P < 0,01).

O estudo demonstrou que um programa de reabilitação está associado a melhorias na capacidade de exercício, dispneia e qualidade de vida relacionada à saúde na FPI. Em comparação com respondedores de reabilitação, não conclusão ou não resposta à reabilitação pulmonar foram associados com maior mortalidade por todas as causas em FPI ao final de um ano de seguimento.

Leia também: Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doenças cardiovasculares

Mensagens práticas

  • A fibrose pulmonar idiopática é uma doença progressiva e as alternativas de tratamento são escassas.
  • A reabilitação pulmonar é essencial em doenças respiratórias, como o DPOC. Ela ajuda a reduzir sintomas, melhorar a qualidade de vida e reduzir a mortalidade.
  • No Brasil ainda há poucos centros especializados em reabilitação pulmonar. A maior demanda pela orientação de clínicos e pneumologistas pode ajudar a difundir a necessidade de profissionais qualificados.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Nolan CM, Polgar O, Schofield SJ, Patel S, Barker RE, Walsh JA, Ingram KA, George PM, Molyneaux PL, Maher TM, Man WD. Pulmonary Rehabilitation in Idiopathic Pulmonary Fibrosis and COPD: A Propensity-Matched Real-World Study. Chest. 2022 Mar;161(3):728-737. doi: 10.1016/j.chest.2021.10.021.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.