Leia mais:
Leia mais:
Osteoartrite do joelho: diagnóstico e tratamento [podcast]
Artroplastia ou artrodese de punho para pacientes com artrite reumatoide?
Obesidade mórbida não deve contraindicar artroplastia de quadril ou joelho

Reabilitação pré-cirurgia de artroplastia total de joelho é eficaz para melhorar resultados pós-operatórios?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A artrose é a doença osteoarticular que leva a maior quantidade de pacientes viverem com disfunção no mundo. Nos membros inferiores, a articulação do joelho é a mais acometida e a terapia conservadora é considerada primeira e segunda linha em um paciente virgem de tratamento. Quando há falha da terapia conservadora, a artroplastia total de joelho (ATJ) é oferecida.

O estado físico e funcional anterior à artroplastia total de joelho foi associado à reabilitação nos pacientes submetidos à cirurgia. Evidências sugerem que fisioterapia, exercícios, terapia ocupacional e educacional pré-cirúrgicas melhoram os resultados do período peri-operatório e reduz o tempo de internação hospitalar. Entretanto grandes ensaios clínicos randomizados quanto ao tema ainda são escassos.

Saiba mais: O treinamento de força de alta intensidade é benéfico aos pacientes com osteoartrose de joelho?

artroplastia total de joelho

Estudo

Foi publicado esse mês no “Journal of American Medical Association – JAMA” um ensaio clínico randomizado, multicêntrico e prospectivo com o objetivo de comparar a pré-habilitação (ou reabilitação pré-opertória) com a rotina pré-operatória convencional nos pacientes submetidos à artroplastia total de joelho quanto à independência funcional e limitações de atividade no pós-operatório. Entre outubro de 2012 e novembro de 2019, 262 pacientes entre 50 e 85 anos com diagnóstico de osteoartrose foram divididos em dois grupos pré-cirúrgicos do mesmo tamanho:

  • Grupo controle: Pré-operatório convencional de artroplastia total de joelho
  • Grupo experimental: Sessōes de reabilitação multidisciplinar e educacional duas vezes na semana por dois meses antes da cirurgia

Os desfechos primários avaliados foram a proporção de pacientes independentes funcionalmente num período de quatro dias após a cirurgia e a limitação de atividades desses pacientes num período de seis meses após a cirurgia. Os desfechos secundários avaliados foram relacionados a dor no joelho nas primeiras 48 horas, escores de limitação funcionais, qualidade de vida e estado mental, além de custo-benefício do tratamento.

Com uma média (DP) de quatro (um) dias após a cirurgia, 34 de 101 (34%) no grupo experimental vs 26 de 95 (27%) pacientes no grupo controle alcançaram independência funcional (razão de risco, 1,4; 97,5% CI, 0,9-2,1; P = 0,15). Aos seis meses, a área média (SD) sob a curva para a subescala de função dos escores Western Ontario Questionnaire e McMaster Universities Osteoarthritis Index foi de 38,1 (16,5) mm²  no grupo experimental vs 40,6 (17,8) mm² no grupo controle (diferença absoluta, – 2,8 mm2; IC 97,5%, -7,8 a 2,3; P = 0,31 após imputação múltipla). Não foram encontradas diferenças nos desfechos secundários.

Leia também: Preservar ou substituir a patela durante artroplastia total de joelho?

Conclusão

O estudo concluiu que o esquema de intervenção pré-operatória não gerou benefícios em relação ao tratamento convencional. Apesar de bem planejado, o estudo teve baixa aderência e grande perda de follow up, o que pode ter tornado seus resultados menos robustos. Na nossa realidade, esse condicionamento pré-operatório não é comumente solicitado. Entretanto, recomendações como mudança de estilo de vida e perda de peso são importantes para somar ao ganho de qualidade de vida gerado pela cirurgia.

Referências bibliográficas:

  • Nguyen C, Boutron I, Roren A, et al. Effect of Prehabilitation Before Total Knee Replacement for Knee Osteoarthritis on Functional Outcomes: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2022;5(3):e221462. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.1462

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.