Leia mais:
Leia mais:
Sacubitril/valsartana (entresto) é incorporado ao SUS para tratamento de IC crônica
TOP 10: os artigos de janeiro que você não pode deixar de ler
Valsartana e losartana sofrem recall por conterem substâncias carcinogênicas
Recall da valsartana: o posicionamento da Anvisa
Novidades sobre o recall da Valsartana: qual a posição do FDA?

Recall da valsartana: o posicionamento da Anvisa

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em julho, falamos aqui no portal sobre o recall de valsartana por possível associação com câncer em vários países da Europa. Logo depois, divulgamos que o mesmo ocorreu nos Estados Unidos. Recebemos muitos questionamentos sobre qual seria a orientação aqui no Brasil. A Anvisa se manifestou por meio de uma resolução, na qual suspendeu a importação, distribuição, comercialização e uso do insumo farmacêutico ativo valsartana, com prazo de validade vigente, fabricado respectivamente por Zhejiang Tianyu Pharmaceutical Co. Ltd, localizada em Taizou, província Zhejiang, República Popular da China e Hetero Labs Limited, unidades fabris localizadas em Gaddapotharam Village e Narasapuram Village, Índia.

A resolução que informava a suspensão foi publicada no diário oficial e foi baseada nos achados de inspeção conduzida pelo European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare – EDQM, que identificou deficiências ligadas à presença da impureza tóxica Nnitrosodimetilamina (NDMA), que constitui risco crítico para a saúde pública. Além disso, o comunicado considerou o posicionamento emitido pela Agência Sanitária Norte-Americana (FDA), que divulgou o recolhimento voluntário de produtos farmacêuticos contendo o insumo farmacêutico valsartana, devido à presença do NMDA.

Ao contrário do FDA, a Anvisa não informou quais medicamentos ou fabricantes estariam fazendo uso do produto suspenso, nem fizeram um recall destas medicações. Foi determinada apenas a suspensão da fabricação, manipulação, distribuição, comercialização e uso de medicamentos e outros produtos com prazo de validade vigente que contenham a valtarsana importada fabricados com o insumo citado.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    4 comentários

    1. Nilman Santos

      Quero falar aqui que sua matéria me foi de muita ajuda e informação valiosa por ser de muita qualidade e bom conhecimento. São poucos sites que tem esse apreço pelo leitor. OBG

      • Dayanna Quintanilha

        Boa noite Nilman,
        Fico muito feliz pelas palavras.Nosso desafio diário é manter o portal com as melhores informações para vocês.
        Obrigada pelo contato!

    2. E como saberemos se os laboratórios brasileiros utilizam o princípio ativo desta origem?

    3. Raimundo Peixoto

      Me chamo Raimundo Peixoto, e venho por meio deste agradecer por tudo que você disponibilizou nesse artigo,
      muito obrigado.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.