Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Pediatria / Recém-nascidos devem receber vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida
sufocamento engasgo

Recém-nascidos devem receber vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: < 1 minutos.

Novas recomendações da American Academy of Pediatrics (AAP) publicadas no último mês dizem que os recém-nascidos clinicamente estáveis pesando 2 kg ou mais devem receber sua primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida.

A infecção crônica pelo vírus da hepatite B (VHB) ocorre em até 90% das crianças infectadas com o vírus ao nascimento ou no primeiro ano de vida. As principais complicações são carcinoma hepatocelular ou cirrose hepática, podendo também ocorrer hepatite aguda, infecção crônica inaparente e hepatite crônica. Estima-se que 25% dos recém-nascidos portadores do VHB podem evoluir ao óbito devido ao carcinoma hepatocelular ou cirrose hepática.

Veja também: ‘Acuidade visual em crianças: quando fazer o screening?’

A prevenção da hepatite B perinatal baseia-se na identificação adequada e oportuna de lactentes nascidos de mães que são antígenos de superfície da hepatite B positivas e de mães com status desconhecido para assegurar a administração de imunoprofilaxia pós-exposição apropriada com vacina contra hepatite B e imunoglobulina.

Após a conclusão de 3 ou 4 doses de vacina contra hepatite B, 98% dos bebês saudáveis atingem uma concentração de anticorpos no sangue até um nível considerado suficientemente protetor. A proteção pode ser menor em bebês com peso inferior a 2 kg ao nascer.

O tempo ideal para realizar testes sorológicos para detectar a resposta da vacina em lactentes é de 1 a 2 meses após o esquema completo de vacinação contra hepatite B.

E mais: ‘Estudo sugere que pais devem colocar os filhos para dormirem sozinhos entre 4 e 9 meses de idade’

Autora:

Revisado por:

Referências:

  • AAP COMMITTEE ON INFECTIOUS DISEASES and AAP COMMITTEE ON FETUS AND NEWBORN. Elimination of Perinatal Hepatitis B: Providing the First Vaccine Dose Within 24 Hours of Birth. Pediatrics. 2017;140(3):e20171870

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.