Leia mais:
Leia mais:
Novidades no Atlas de Dermatologia, de Radiologia e muito mais
Fragilidade no idoso: como diagnosticar e tratar?
Origens e Fundamentos da MBE – Parte 3: Para descartar (ou não) um artigo científico não basta entender Descartes?
Tabagismo: Combinação de medicamentos são eficazes no tratamento?
Pesquisa revela que 97% dos estudantes de medicina apresentam síndrome do impostor

Recém-nascidos devem receber vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Novas recomendações da American Academy of Pediatrics (AAP) publicadas no último mês dizem que os recém-nascidos clinicamente estáveis pesando 2 kg ou mais devem receber sua primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida.

A infecção crônica pelo vírus da hepatite B (VHB) ocorre em até 90% das crianças infectadas com o vírus ao nascimento ou no primeiro ano de vida. As principais complicações são carcinoma hepatocelular ou cirrose hepática, podendo também ocorrer hepatite aguda, infecção crônica inaparente e hepatite crônica. Estima-se que 25% dos recém-nascidos portadores do VHB podem evoluir ao óbito devido ao carcinoma hepatocelular ou cirrose hepática.

Veja também: ‘Acuidade visual em crianças: quando fazer o screening?’

A prevenção da hepatite B perinatal baseia-se na identificação adequada e oportuna de lactentes nascidos de mães que são antígenos de superfície da hepatite B positivas e de mães com status desconhecido para assegurar a administração de imunoprofilaxia pós-exposição apropriada com vacina contra hepatite B e imunoglobulina.

Após a conclusão de 3 ou 4 doses de vacina contra hepatite B, 98% dos bebês saudáveis atingem uma concentração de anticorpos no sangue até um nível considerado suficientemente protetor. A proteção pode ser menor em bebês com peso inferior a 2 kg ao nascer.

O tempo ideal para realizar testes sorológicos para detectar a resposta da vacina em lactentes é de 1 a 2 meses após o esquema completo de vacinação contra hepatite B.

E mais: ‘Estudo sugere que pais devem colocar os filhos para dormirem sozinhos entre 4 e 9 meses de idade’

Autora:

Revisado por:

Referências:

  • AAP COMMITTEE ON INFECTIOUS DISEASES and AAP COMMITTEE ON FETUS AND NEWBORN. Elimination of Perinatal Hepatitis B: Providing the First Vaccine Dose Within 24 Hours of Birth. Pediatrics. 2017;140(3):e20171870
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar