Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Cardiologia / Recomendações para o gerenciamento de IAM agudo durante a Covid-19
eletrocardiograma de paciente com infarto agudo do miocárdio e covid-19

Recomendações para o gerenciamento de IAM agudo durante a Covid-19

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

No último dia 31, foi publicado no European Heart Journal o artigo do Hospital da Faculdade de Medicina de Peking Union (China) para o tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM) durante o surto de Covid-19.

Desde dezembro de 2019, o surto de doença de coronavírus 2019 (Covid-19) aumentou para uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Durante esse período, como equilibrar pacientes de emergência cardiovascular e o controle Covid-19 se tornou um desafio global.

IAM e Covid-19

Para pacientes com infarto agudo do miocárdio com Covid-19, deve-se garantir um ambiente médico seguro e eficiente em paralelo à terapia de reperfusão eficaz. No entanto, a maioria dos centros médicos não possui salas de cateterismo cardíaco e unidades de cuidados cardíacos (CCUs) profissionalmente protegidas para doenças infecciosas respiratórias.

Nessas circunstâncias, a prevenção do Covid-19 precisa da coordenação dos administradores do hospital e da colaboração de equipes multidisciplinares, incluindo o departamento de cardiologia, departamento de emergência, departamento de infecções, departamento de pneumologia, departamento de radiologia e laboratório médico. Todos juntos, isso garante um fluxo de trabalho fluido e efetivo.

O que fazer?

Com base nas experiências do mundo real no gerenciamento da IAM durante o surto de Covid-19, o Hospital da Faculdade de Medicina de Peking Union propôs pela primeira vez as recomendações médicas apresentadas a seguir na China. Essas recomendações foram verificadas pela prática de muitas instituições médicas chinesas e devem ser promovidas em todo o mundo para referência por pares. Todo o conteúdo desta recomendação está em estrita conformidade com os princípios de prevenção Covid-19 da Organização Mundial da Saúde e com os regulamentos de cada autoridade nacional de saúde.

Leia também: Coronavírus: Troponina I em pacientes com Covid-19

Pontos chave a serem lembrados neste artigo sobre recomendações para o manejo do infarto do miocárdio (IAM) durante o surto de Covid-19:

  1. Para pacientes com IAM com Covid-19, deve se garantir um ambiente médico seguro e eficiente paralelamente à terapia de reperfusão eficaz.
  2. Muitos centros médicos não possuem salas de cateterismo cardíaco protegidas profissionalmente e unidades de atendimento cardíaco para doenças infecciosas respiratórias.
  3. Sob essas circunstâncias, a prevenção do Covid-19 precisa da coordenação dos administradores do hospital e da colaboração de equipes multidisciplinares, incluindo o departamento de cardiologia, departamento de emergência, departamento de infecções, departamento respiratório, departamento de radiologia e laboratório médico. No total, isso garante um fluxo de trabalho fluido e integrado.
  4. Trombólise intravenosa de emergência é a primeira escolha para infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMEST).
  5. Para pacientes com IAMEST com Covid-19 confirmado, o isolamento rigoroso deve começar imediatamente e as contraindicações trombolíticas devem ser avaliadas.
  • Pacientes com contraindicações trombolíticas devem ser transferidos para a instituição médica infecciosa local responsável imediatamente, para tratamento adicional, devem ser levados através do meio de transporte de primeiros socorros designado pelo governo.
  • Pacientes sem contraindicação trombolítica devem primeiro iniciar a trombólise intravenosa e depois serem transferidos para a instituição médica local designada de doença infecciosa para tratamento adicional.
  1. Se o Covid-19 puder ser excluído pelo grupo de especialistas em menos de 1 hora e a possibilidade de ter o Covid-19 for clinicamente pequena, os cardiologistas devem avaliar os dois esquemas a seguir:
  • Monitore de perto; realize intervenção coronária de emergência imediatamente após a eliminação do Covid-19.
  • Prossiga com a trombólise no local, tome a decisão do tratamento após uma análise abrangente da relação benefício/risco. Durante a trombólise, revise o eletrocardiograma, o ecocardiograma a beira leito e a radiografia de tórax. Após a trombólise, verifique o estado de recanalização da perfusão do miocárdio e realize a tomografia computadorizada (TC) do tórax imediatamente.
  1. Para IAM sem supradesnivelamento do segmento ST (NSTEMI), a estratégia de tratamento deve basear-se na estratificação de risco GRACE enquanto aguarda os resultados da nova detecção de ácido nucleico do coronavírus.
  2. Pacientes com Covid-19 confirmados devem ser transferidos imediatamente para a instituição médica designada para tratamento médico ideal.
  3. Se o Covid-19 não puder ser excluído pela TC de tórax, o tratamento médico de rotina do NSTEMI deve ser administrado e a estratificação de risco deve ser realizada enquanto se aguarda os resultados da detecção de ácido nucleico.
  4. Para pacientes com NSTEMI excluídos do Covid-19, estratégias de intervenção precoces ou com tempo limitado devem ser selecionados imediatamente, de acordo com a estratificação de risco da síndrome coronariana aguda.
Esquema apresentado no estudo publicado no European Heart Journal
Manejo de pacientes suspeitos com IAMEST com risco potencial de infecção por Covid-19. | *Adaptado de European Heart Journal, ehaa258, https://academic.oup.com/eurheartj/article/doi/10.1093/eurheartj/ehaa258/5813956

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Jing ZC, Zhu HD, Yan XW, et al., on behalf of the COVID-19 & AMI Committee of Peking Union Medical College Hospital. Recommendations for Management of Acute MI During COVID-19. European Heart Journal. 2020 Mar. Disponível em: https://academic.oup.com/eurheartj/article/doi/10.1093/eurheartj/ehaa258/5813956.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.